Comportamento Organizacional Atividade 7
Artigos Científicos: Comportamento Organizacional Atividade 7. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mauro28101989 • 2/10/2014 • 1.356 Palavras (6 Páginas) • 425 Visualizações
A doença mental se caracteriza por uma desorganização da personalidade, levando o indivíduo a apresentar perturbações e distúrbios de comportamentos em seu desenvolvimento normal. Se o aliena da percepção de si e do mundo, de uma forma mais grave, temos a psicose. Preserva-se no indivíduo a percepção de si e as funções psíquicas, temos a neurose. Os principais tipos de psicoses são:
Resposta Selecionada:
Corretae.
Esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias;
Resposta Correta:
Corretae.
Esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias;
Feedback da resposta:
Alternativa “A”, pois a psicose é um termo genérico que designa doenças mentais. A paranóia é uma psicose que se caracteriza por delírios de perseguição ou de grandeza. O delírio pode ser definido como uma perturbação mental de duração relativamente curta e acompanhada de alucinações, excitação mental e inquietude física.
Já a esquizofrenia caracteriza-se pelo afastamento da realidade. O indivíduo centraliza-se em si mesmo, em seu mundo interno, em seu mundo de fantasias, apresentando um quadro de deterioração intelectual e afetiva, pois há uma desagregação do pensamento, da ação e da afetividade. Na psicose maníaco-depressiva há oscilação entre o estado de extrema euforia (mania) e estados depressivos (melancolia). Desta forma os tipos de psicoses são três: esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias. É importante ao administrador saber reconhecer os tipos de doenças mentais que podem ocorrer no meio organizacional.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Os executivos têm se preocupado cada vez mais com a mudança nas atitudes de seus funcionários no que se refere a assuntos como raça, sexo e outros aspectos da diversidade. Um comentário feito a um colega do sexo oposto, que há 20 anos seria tomado como um galanteio, hoje pode se tornar o fim de uma carreira. Por esse motivo, as empresas estão investindo em treinamento para remodelar as atitudes de seus funcionários. Um levantamento realizado nas organizações norte-americanas com mais de 100 funcionários revelou que 47% delas mantinham algum tipo de treinamento para a diversidade. Alguns exemplos: os policiais da Califórnia recebem 36 horas por ano de treinamento para a diversidade. A Pacific Gas & Electric Co. exige um mínimo de 4 horas de treinamento para seus 12.000 funcionários. A Federal Aviation Administration patrocina um seminário obrigatório sobre diversidade, com 8 horas de duração, para seus funcionários na região do Pacífico. O que são esses programas sobre diversidade e como buscam a mudança de atitudes? As pessoas são estimuladas a fazer um auto-exame e confrontar os possíveis estereótipos étnicos e culturais que façam parte de sua postura. Depois, costumam participar de discussões de grupo ou painéis com representantes dos diversos grupos que representam as diversidades. Dessa forma, uma homossexual feminina pode contar como foi a descoberta de sua identidade sexual e qual foi a reação de sua família e amigos quando ela resolveu assumir sua condição, ou um doente mental pode relatar como foi o início de sua doença e como superou os piores momentos e conseguiu se inserir no mercado de trabalho. Esta estratégia objetiva que os participantes, funcionários das empresas, possam compreender e conviver eticamente com as diversas minorias. Este tipo de ação por parte das empresas beneficia:
Resposta Selecionada:
Corretac.
o combate ao preconceito social
Resposta Correta:
Corretac.
o combate ao preconceito social
Feedback da resposta:
Alternativa A, pois as atitudes preconceituosas se manifestam por meio de um julgamento prévio, negativo e injustificado a respeito de uma pessoa ou grupo. Alguns fatores podem contribuir para o surgimento do preconceito, tais como: desigualdades sociais, costumes e tradições valorizadas por determinados grupos étnicos, crença religiosa, concepção ideológica e filiação político-partidária, preferências sexuais, enfim, há uma infinidade de condições que podem fazer com que um determinado grupo se acredite “superior” a outro, fazendo com que as pessoas discriminadas sirvam como bodes expiatórios dos indivíduos preconceituosos, pois sobre elas serão projetadas reações hostis e de menosprezo. Combate-se o preconceito com ações que possam mudar as atitudes das pessoas, por meio do esclarecimento e da derrubada de fixações, rigidez de pensamento, inflexibilidade, suposto sentimento de superioridade. As empresas estão atentas a este tipo de demanda na contemporaneidade, pois querem ter em seu quadro funcionários que subjetivamente consigam conviver com ética e respeito frente as minorias. Raça, orientação sexual, etnia, cultura formal, doença mental, deficiência física, classe-socioeconômica, entre outros, não faz de ninguém um melhor ser humano.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
As pessoas dentro das organizações estão sempre julgando umas as outras. Os administradores precisam avaliar o desempenho de seus subordinados. Julgamos o quanto nossos colegas se dedicam ao trabalho deles. Quando um novo membro entra para uma equipe ele é imediatamente rotulado pelos demais. Muitas vezes estes julgamentos têm consequências importantes para a organização. Na medida em que convivemos com as pessoas nas empresas, surgem afinidades que irão aproximar-nos de nossos semelhantes, graças a esse sentimento positivo que direcionamos a algumas delas, estaremos predispostos a manter um convívio constante e seremos influenciados por esses indivíduos. Diversas condições podem facilitar esta atração interpessoal, tais como:
Resposta Selecionada:
Corretab.
proximidade física, similaridade de atitudes e valores, reciprocidade.
Resposta Correta:
Corretab.
proximidade física, similaridade de atitudes e valores, reciprocidade.
Feedback
...