Comunicação
Relatório de pesquisa: Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RPCoser • 28/10/2014 • Relatório de pesquisa • 1.190 Palavras (5 Páginas) • 246 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
A comunicação se constitui como um dos aspectos básicos da atividade gerencial. Se administrar é fazer com que as coisas sejam feitas por meio das pessoas e para que as pessoas possam fazer as coisas de maneira eficiente e eficaz torna-se necessário comunicar constantemente a ela só que deve ser feito como, quando, etc. E igualmente como está sendo feito, para que elas tenham uma informação a respeito de seu desempenho.
A comunicação como atividade, ou seja, como processo pelo qual o administrador garante a ação das pessoas para promover a ação empresarial, tem dois propósitos principais, a saber: proporcionar informação e compreensão necessária para que as pessoas possam conduzir-se nas suas tarefas e proporcionar as atitudes necessárias que promovam a motivação, cooperação e satisfação nos cargos.
2 DESENVOLVIMENTO
Uma boa estrutura organizacional precisa de uma rede de comunicação que obedece a uma hierarquia predeterminada, a partir de cargos e funções exercidos nos diferentes níveis da empresa. Entretanto, a comunicação expande-se para além dos organogramas e transgride no melhor sentido, a rigidez de um sistema de comunicação delineado previamente.
Para Robert Kant (1955) o sucesso do administrador e de sua empresa, depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com as pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade, ou seja, depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é.
Conforme descrito em “Relatos diferentes, uma narrativa”, as atividades de comunicação na empresa BRASKEM funciona contendo uma interação estreita e constante entre a equipe de comunicação e outras áreas da companhia, como a de relações de investidores, sendo que todas as informações são passadas também ao Presidente da empresa para que seja autorizada a publicação e novamente entregue a diretoria de comunicação para que o conteúdo seja publicado.
Kunsck (2003) afirma que a comunicação empresarial/organizacional é o somatório de todas as atividades de comunicação da empresa. É uma atividade multidisciplinar que envolve métodos e técnicas de Relações Públicas, Jornalismo, Assessoria de Imprensa, Propaganda, Promoções, Endomarketing e Marketing.
E Como a comunicação é uma ferramenta poderosa nas mãos dos Administradores, temos também outros tipos de ferramentas que podem ser utilizadas para padronizar as atividades nas empresas, uma delas é a ferramenta Benchmarking que busca a melhoria do desempenho a partir da identificação e aplicação de melhores práticas encontradas em outras empresas ou dentro dela própria.
O objetivo do Benchmarking é encontrar exemplos de desempenho superior e entender as práticas que determinam esse bom desempenho. As empresas, então, incorporam estas melhores práticas às suas operações não através de imitação, e sim da inovação na tentativa de buscar a melhoria desejada.
O Benchmarking normalmente é usado nas empresas para:
• Melhorar o desempenho (identificando oportunidades de melhoria da eficiência operacional e de desenvolvimento de produto);
• Entender posição relativa de custo, ganhar vantagem estratégica (comparando capacidades e pontos de vantagem críticos para o sucesso da companhia) e aumentar o conhecimento da organização (trazendo novas ideias à companhia e facilitando o compartilhamento do conhecimento).
Daí a importância no relacionamento interpessoal, até mesmo para que as novas ideias sejam compartilhadas e trabalhadas para o crescimento da empresa. A interação humana encontra-se presente nas organizações, e a forma como se dão essas interações influencia nos resultados de toda a empresa.
Percebe-se que as organizações e seus colaboradores precisam se atualizar constantemente para acompanharem as mudanças e tendências do mundo dos negócios para assim estarem pré-dispostos a correr riscos e encarar desafios, unindo esses dois fatores estando envolvidos e motivados com o processo do qual fazem parte, devido a empresa não ser uma entidade isolada em setores. Ela é formada por uma equipe, por isso, deve levar em consideração que somente as pessoas podem agregar valor, através de seu trabalho, conhecimento, visão e experiência de vida.
Sem as pessoas de nada adiantaria a existência de uma organização, pois é com elas que se trabalha e para elas, mas não podemos esquecer também que o bom relacionamento dentro da empresa influencia significativamente ao atendimento aos clientes.
O atendimento aos clientes deve ser uma preocupação constante das empresas, uma vez que repercutem no modo como elas são vistas pelos seus públicos interno e externo, ou seja, na imagem organizacional. Segundo Barich e Kotler (1991, p. 95) o termo imagem representa a soma de crenças, atitudes e impressões que uma pessoa ou um grupo tem de um objeto. Esse objeto pode ser uma empresa, produto, marca, lugar ou
...