Comunicação E Expressão
Artigos Científicos: Comunicação E Expressão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: babichvr • 22/11/2013 • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 767 Visualizações
Pergunta 1
0 em 0,8 pontos
Incorreta
Leia as afirmações e analise a possível relação de lógica existente entre elas.
Só ter clareza de seus objetivos, do conteúdo da mensagem e de valores ou crenças não é a única estratégia mobilizada em uma dada situação de comunicação.
PORQUE
A interação entre pessoas implica também no conhecimento e obediência a certas normas socialmente estabelecidas, que dizem respeito ao modo como falamos, nossa capacidade de ser afável com os outros, etc.
Resposta
Resposta Selecionada:
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
Resposta Correta:
As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Feedback da resposta:
Feedback: as duas afirmações estão corretas, de acordo com o conteúdo referencial relacionado a estratégias textuais. Além disso, há uma relação de causa e consequência entre elas, uma vez que, na primeira, afirma-se que só a objetividade não basta para a comunicação, porque ela é feita também de outras estratégias, porque é preciso também saber interagir de acordo com as regras de sociabilidade que nos cercam.
Pergunta 2
Pergunta 2
0 em 0,8 pontos
Incorreta
Leia um trecho do texto “Virtude da polidez”, de Rosely Sayão.
“Certamente ganhamos muito com a transformação das rígidas e precisas regras de etiqueta que já tivemos de atender. Mas a reclamação constante de barulho, do desrespeito de regras básicas de trânsito, da grosseria no trato interpessoal nos aponta a necessidade de rever a educação para a virtude da polidez.
As escolas, por exemplo, poderiam abrir a discussão com seus alunos sobre a adequação das vestimentas em situações diversas, só para voltar ao assunto do início de nossa conversa. E uma boa provocação inicial poderia ser a letra da música Com que roupa?, de Noel Rosa”.
Podemos notar que a autora do texto
Resposta
Resposta Selecionada:
peca pela dificuldade em dar credibilidade ao que diz, pois usa uma linguagem pouco objetiva, deixando o leitor do texto confuso.
Resposta Correta:
defende a ideia de que se devem retomar conceitos de polidez, que está caindo em desuso e usa a escola como exemplo de como esse problema poderia ser enfrentado.
Feedback da resposta:
Feedback: A autora do texto defende a ideia da polidez, apontando por que ela está caindo em esquecimento atualmente (Mas a reclamação constante de barulho, do desrespeito de regras básicas de trânsito, da grosseria no trato interpessoal nos aponta a necessidade de rever a educação para a virtude da polidez). Ela dá, ainda, exemplo de como a escola poderia introduzir essa discussão com os alunos.
Pergunta 3
0,8 em 0,8 pontos
Correta
Observe a imagem a seguir:
Podemos afirmar que os alocutários principais da propaganda são:
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Os motoristas em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência.
Resposta Correta: a.
Os motoristas em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência.
Feedback da resposta:
O alocutário preferencial é o motorista em geral, mais especificamente os caminhoneiros que estão nas estradas com mais frequência. Eles são representados no texto por um caminhão ao fundo.
Pergunta 4
0 em 0,8 pontos
Incorreta
Leia o texto jornalístico e o poema a seguir.
No meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.
Carlos Drummond de Andrade
A respeito da possível intertextualidade entre os dois textos, é correto afirmar que
Resposta
Resposta Selecionada:
o primeiro é uma paródia do segundo, pois há subversão do sentido do poema, que é ridicularizado pela notícia.
Resposta Correta:
o título do primeiro é uma estilização do segundo; há a repetição de “no meio do caminho”, acrescida da informação nova “tinha um ladrão”..
Feedback da resposta:
Feedback: O primeiro texto retoma, explicitamente, o título do poema de Drummond. No entanto, acrescenta a ideia de “tinha um ladrão”, que não faz parte do texto original. Além disso, os textos tratam de temas diferentes, o que afasta a paráfrase e mesmo a paródia.
Pergunta
...