Comunicação E Linguagem
Exames: Comunicação E Linguagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cibelle • 15/6/2013 • 722 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
INTRODUÇÃO
O Brasil é o país da diversidade cultural e a instituição escolar é responsável por acolher a diversidade e construir sua história acolhendo-a na unidade. A escola tem o desafio de educar para a diversidade cultural. A escola terá que inovar sua prática pedagógica para produzir saberes significativos capazes de quebrar as barreiras do preconceito e discriminação ainda presente. A escola não pode isentar-se dos compromissos com os mais necessitados e fragilizados por um sistema desumano e preconceituoso. Educar exige além do cumprimento das obrigações, requer uma postura ética que valorize as culturas que vem sofrendo discriminação nos espaços escolares. Ao longo da história da educação brasileira a escola tem privilegiado a cultura do homem branco e hoje, tem dificuldade para educar valorizando a diversidade. No trabalho pedagógico a diversidade deve ser abordada de maneira fundamentada na igualdade sem distinção em todos os níveis de aprendizagens com diversas estratégias para acolher a todos. A escola tem enfrentado a desafio de oferecer um ensino que respeite a cultura diversificada da comunidade escolar, e se o currículo está voltado para uma proposta de trabalho a serviço da eliminação de qualquer tipo de preconceito por parte dos educadores e educando.
DESENVOLVIMENTO
A DIVERSIDADE HISTÓRICA
Fonte: BRASIL ESCOLA
O Aluno trás para a escola uma grande quantidade de informações da sua sociedade e realidade e com elas, a cultura a qual observou como convívio na sociedade. A escola recebe uma infinidade de culturas ao receber alunos, assim ela cria um ambiente de diversidades culturais que precisam ser valorizadas pela educação escolar. A aprendizagem além de depender da estrutura biológica precisa de estímulos que devem ser recebidos desde a infância.
A escola recebe uma demanda de diferentes grupos étnicos, uma variedade de culturas e deve assumir a perspectiva inclusiva, buscar desenvolver competências e propor conteúdos com as experiências vividas pelos alunos, para que atribuam significados aos conteúdos, tendo participação ativa nesse processo. Frente à diversidade de culturas na sala de aula o professor precisa ter claro os objetivos que pretende alcançar com atividades que oportuniza a todos os alunos mais precisa de diferentes estratégias para alcançá-los. A educação para a diversidade envolve atividades de interação em grupo e individual, previamente planejada ou de livre escolha por aluno e/ou professor. Salientando que diversificar significa formar grupos heterogêneos para a troca de experiências e desenvolvimento individual. Segundo Paulo Freire “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
DIVERSIDADE LINGUISTICA
FONTE: UNOPAR
Falar em diversidade lingüística no Brasil é falar de riqueza cultural que representa o nosso povo e entre o seu tesouro mais precioso
...