Comunicação E Xpressao
Artigos Científicos: Comunicação E Xpressao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: steandrey0806 • 24/4/2014 • 951 Palavras (4 Páginas) • 325 Visualizações
PERGUNTA 1
Com base nos estudos da unidade, analise as afirmações a seguir.
I- Persuasão está presente em todo texto, que sempre sugerirá valores e crenças, de forma clara ou implícita.
II- Em uma apresentação em grupo, deve-se eleger um líder; somente ele deverá falar sobre o tema.
III- O uso de recursos audiovisuais pode auxiliar no entendimento da apresentação.
IV-Utilizar uma linguagem correta é uma questão facultativa, principalmente em apresentações formais. Tudo depende do público.
V- Fazer muitas leituras durante a apresentação pode torná-la cansativa; é importante ser sucinto nesses casos.
São consideradas corretas as afirmações:
a) I, III e V.
b) II, III e IV.
c) I, IV e V.
d) I,II, III, IV e V
e) Somente III.
0,2 pontos
PERGUNTA 2
De acordo com o conteúdo apresentado na unidade, são características adequadas para uma apresentação oral:
a) Apresentar a proposta, criar uma linha de raciocínio e evitar leituras.
b) Realizar leituras extensas e consistentes, ter domínio do tema e interação com o público.
c) Organizar uma apresentação em grupo, se vestir adequadamente e fazer leituras longas.
d) Ter um fio de raciocínio, falar corretamente e não usar recursos audiovisuais.
e) Ensaiar, criar uma linha de raciocínio e interagir com o público somente se for feita alguma pergunta.
0,2 pontos
PERGUNTA 3
Leia o trecho do discurso de Martin Luther King:
"Eu estou contente em unir-me com vocês no dia que entrará para a história como a maior demonstração pela liberdade na história de nossa nação.
Cem anos atrás, um grande americano, na qual estamos sob sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação. Esse importante decreto veio como um grande farol de esperança para milhões de escravos negros que tinham murchado nas chamas da injustiça. Ele veio como uma alvorada para terminar a longa noite de seus cativeiros.
Mas, cem anos depois, o Negro ainda não é livre.
Cem anos depois, a vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação.
Cem anos depois, o Negro vive em uma ilha só de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o Negro ainda adoece nos cantos da sociedade americana e se encontram exilados em sua própria terra. Assim, nós viemos aqui hoje para dramatizar sua vergonhosa condição.
De certo modo, nós viemos à capital de nossa nação para trocar um cheque. Quando os arquitetos de nossa república escreveram as magníficas palavras da Constituição e a Declaração da Independência, eles estavam assinando uma nota promissória para a qual todo americano seria seu herdeiro. Esta nota era uma promessa que todos os homens, sim, os homens negros, como também os homens brancos, teriam garantidos os direitos inalienáveis de vida, liberdade e a busca da felicidade. Hoje é óbvio que aquela América não apresentou esta nota promissória. Em vez de honrar esta obrigação sagrada, a América deu para o povo negro um cheque sem fundo, um cheque que voltou marcado com "fundos insuficientes".
http://www.palmares.gov.br/sites/000/2/download/discursodemartinlutherking.pdf
Com base nos conteúdos desenvolvidos na unidade, podemos afirmar que:
a) Martin Luther King preparou seu discurso com intenção de mostrar suas ideias e persuadir as pessoas de suas convicções, usando de uma sequência de introdução, apresentação da ideia principal e desenvolvimento do tema.
b) A repetição de termos como “cem anos atrás” e “cem anos depois” mostra que Martin não possui conhecimento pleno do tema a discursar e não houve um preparo com antecedência desse discurso.
c) O tema principal de seu discurso centra-se na economia dos Estados Unidos, que pagava salários muito baixos a negros que muitas vezes exerciam as mesmas funções dos
...