Comércio da filial
Resenha: Comércio da filial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edubarichello • 18/11/2013 • Resenha • 264 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
O comércio filial pode ocorrer de duas maneiras:
Na primeira, a loja já existia como uma empresa independente, até ser adquirida por outra. Assim, apesar de possuir independência de gestão e às vezes até a preservação de seu nome original, precisa mandar uma remessa de dinheiromensal ou anual proporcional ao lucro adquirido. Em escala maior, um exemplo é a fusão da Telemar com a Oi, e do Itaú com o Unibanco Brasil. Essas quatro empresas preservam a marca apesar da agregação.
Na segunda forma (a mais comum), a loja filial já foi aberta pela matriz, assim sendo possui comando administrativo direto da central e divulga o nome da empresa matriz. Toda filial deve possuir o mesmo ramo de atividade da matriz exemplo: se a matriz tiver como objeto comércio varejista de calçados esse também é o ramo da filial. Também fica destacado um valor de capital para a filial, desde que este valor nunca ultrapasse o valor de capital da matriz.
Matriz como aquele estabelecimento chamado sede ou principal que tem a primazia na direção e a que estão subordinados todos os demais, chamados de filiais, sucursais ou agencias.
Filial conceituamos aquele estabelecimento que representa a direção principal, contudo, sem alçada de poder deliberativo e/ou executivo. A Filial pratica atos que tem validade no campo jurídico e obrigam a organização como um todo, porque este estabelecimento possui poder de representação ou mandato da matriz; por esta razão, a filial deve adotar a mesma firma ou denominação do estabelecimento principal. Sua criação e extinção somente são realizadas e efetivadas através de alteração contratual ou estatutária, registradas no órgão competente.
...