Conar
Pesquisas Acadêmicas: Conar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandrito • 20/5/2013 • 876 Palavras (4 Páginas) • 692 Visualizações
CONAR
O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária foi criada em 1970 pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária uma organização não governamental, com o intuito de “impedir que a publicidade enganosa ou abusiva cause constrangimento ao consumidor ou a empresas e defender a liberdade de expressão comercial”.
Sua missão inclui principalmente o atendimento a denúncias de consumidores, autoridades, associados ou formuladas pelos integrantes da própria diretoria.
As denúncias são julgadas pelo Conselho de Ética, com total e plena garantia de direito de defesa aos responsáveis pelo anúncio. Quando comprovada a procedência de uma denúncia, é sua responsabilidade recomendar alteração ou suspender a veiculação do anúncio.
Os preceitos básicos que definem a ética publicitária são:
* Todo anúncio deve ser honesto e verdadeiro e respeitar as leis do país,
* Deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar diferenciações sociais,
* Deve ter presente a responsabilidade da cadeia de produção junto ao consumidor,
* Deve respeitar o princípio da leal concorrência e
* Deve respeitar a atividade publicitária e não desmerecer a confiança do público nos serviços que a publicidade presta.
Propaganda Fruttare
A propaganda “Você de férias para sempre com R$ 1 milhão” é uma propaganda veiculada através do Recurso Tecnológico Mídia Impressa em revistas, centros comerciais e também na internet.
É uma propaganda que não possui discriminação de público especifico, atingindo assim um público de diversas faixas etárias e localidades. A partir dessas informações analisamos a propaganda de acordo com o CONAR.
Análise Legal
Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária – CONAR a propaganda do Fruttare infringe as seguintes leis:
CAPÍTULO I – SEÇÃO 1 – PREÂMBULO
ARTIGO 1º
Todo anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro.
A propaganda “Você de férias para sempre com R$ 1 milhão” a imagem do sorvete Fruttare o sabor Yogo na embalagem esta escrita “caseiro”, porém todos os sorvetes da Kibon são industrializados, ou seja não é honesto e verdadeiro com o consumidor.
CAPÍTULO II – SEÇÃO 5 -APRESENTAÇÃO VERDADEIRA
ARTIGO 27
§ 3º - Valor, Preço, Condições
O anúncio deverá ser claro quanto a:
a. valor ou preço total a ser pago pelo produto, evitando comparações irrealistas ou exageradas com outros produtos ou outros preços: alegada a sua redução, o Anunciante deverá poder comprová-la mediante anúncio ou documento que evidencie o preço anterior;
b. entrada, prestações, peculiaridades do crédito, taxas ou despesas previstas nas operações a prazo;
c. condições de entrega, troca ou eventual reposição do produto;
d. condições e limitações da garantia oferecida.
Segundo ao item A, B e C a propaganda não está clara na questão de preço do produto, forma de pagamentos e possível troca do produto.
ANEXO "H" Alimentos, Refrigerantes, Sucos e Bebidas Assemelhadas
Este Anexo disciplina a propaganda comercial de alimentos, refrigerantes, sucos, achocolatados, bebidas não-carbonatadas e as isentas de álcool a elas assemelhadas, assim classificados pelos órgãos da administração pública, e, obviamente, não exclui o atendimento às exigências das legislações específicas.
1. Disposições Gerais
Além
...