Conceito
Tese: Conceito. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: joicevargas • 28/8/2013 • Tese • 375 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
Pesquisar a origem de algumas palavras:
Conceito: É do Latim CONCEPTIO, “compreensão” de CONCIPERE, “pegar e manter firme”, de COM, “junto”, mais CAPERE, “tomar, pegar, segurar”. Assumio o sentido atual de “pegar mentalmente, entender” no século XIV.
Preconceito: De “pré-”, “antes, a frente”, mais “conceito”, ou se já “fazer uma escolha ou emitir uma opinião antes de conhecer os fatos”. A palavra parece ter sido feita dentro do Próprio Português, usando derivados de PRE-“antes”, do Latim e o CONCEPTUS, “resumo”, inicialmente “algo preparado, concebido”, de CONCIPERE, “conceber, engravidar”.
Sociologia: Socio-Socius, palavra oriunda do Latim que significa aliado, companheiro, associado. Logia: vem da palavra LOGUS, palavra oriunda da língua grega que significa estudi, ciência.
Antropologia: Inicia com o derivado do grego ANÉR, “homem”. Final da palavra: do G. LOGUS, “palavra, tratado, estudo”.
Direitos: DIRECTUM (linha reta): a nomenclatura vem do conceito geométrico “linha reta”, simbolizando a retidão do sistema jurídico. A palavra apresenta o maior valor do Direito, que é o “justo”. Todos os institutos jurídicos, sem qualquer exceção, visam a busca do justo, de fontes do Direito, principalmente nos prinsípios e regras constitucionais.
Deveres: Do Latim DEBERE, “dever alg a alguém”, originalmente “manter algo afastado”, formada por DE-, “fora”, mais HABERE, “ter”.
Ditadura: Do Latim, DICTATURA. Ditar: “Pronunciar um texto em voz alta”, “impor ideias e condutas, prescrever, determinar”.
Democracia: vem do Latim DEMOCRATIA, do grego DEMOKRATIA, formada por DEMOS, “povo”, originalmente “distrito”, mais KRATOS, “poder, domínio”.
Machismo: O masculino e o sufixo – ismo, convicção estereótipo de que as mulheres são inferiores aos homens, por natureza.
Femismo: Sinônimo do machismo, porém, acredita que as mulheres são superiores aos homens.
Feminismo: Do Francês FÉMINISME, movimento a favor da ampliação legal dos direitos civis e políticos da mulher, ou a equiparação dos seus direitos aos do homem.
Igualdade: Do L. Aequalis, “idêntico”, “uniforme”, de AEQUOS, “parelho”, “justo”.
Alteridade: Do Latim ALTER, ALTERITAS. Qualidade, condição, estado de ser o outro.
Justiça: Do Latim JUSTITIA, “direito, aquidade, administração da Lei”, de JUSTUS, “correto, justo”, de JUS, “direito, correto”, também “lei, direito legal”.
Cidadania: De cidadão + ia. Condição de pessoa que, como membro de um Estudo, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política. Diz-se do conjunto de direitos e deveres do cidadão. Cidadão: Indivíduo que tem plenos direitos e deveres num Estado, habitante de uma cidade.
Referências:
http://albinoventura.blog.terra.com.br
http://origemdapalavra.com.br
http://pt.scribd.com/doc/25712647/1
...