Conceito Administração
Trabalho Escolar: Conceito Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rogerioes1994 • 24/9/2013 • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 329 Visualizações
CONTEXTO ORGANIZACIONAL: o ambiente das empresas
O contexto (ou a identidade) organizacional compreende o processo, atividade e acontecimento por meio dos quais a organização se torna específica na mente de seus integrantes (Scott e Lane, 2000). Esse processo compreende as crenças partilhadas pelos membros da organização sobre o que é central, o que a distingue e é duradouro na organização (Albert e Whetten apud Whetten e Godfrey, 1998).
Basicamente, o contexto da organização tem que ser uma fusão entre o desejo nato de se executar um processo, ou uma atividade e a ambição de seus membros de fazê-la (o) com excelência.
2.1 – O ambiente das empresas
O ambiente é um contexto externo com uma variedade complexa de condições variáveis, dinâmicas e mutáveis, difíceis de serem abordadas no seu conjunto ou analisadas com clareza e objetividade.
As empresas precisam mapear seu espaço ambiental, isto é, elas precisam estudar e analisar o ambiente ao seu redor para reduzir a incerteza a seu respeito.
O mapeamento ambiental esbarra em 3 dificuldades:
1. Seleção ambiental
2. Percepção ambiental
3. Limites (ou fronteiras) da empresa
Seleção Ambiental: As empresas selecionam seus ambientes e passam a visualizar seu mundo apenas nas partes selecionadas. Somente uma pequena porção de todas as inúmeras variáveis ambientais possíveis participa do conhecimento, da compreensão e da experiência da empresa.
PercepçãoAmbiental: A percepção ambiental é a maneira pela qual uma empresa percebe e interpreta seu ambiente. Um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diferentemente por duas empresas, logo, cada empresa possui uma percepção ambiental. A percepção ambiental depende do que a empresa considera relevante no ambiente.
Limites ou Fronteiras: São linhas imaginárias que delimitam o que é empresa e o que é ambiente. Podem ser definidos em termos de:
a) - Espaço físico: prédios, terrenos, instalações etc.
b) – Tempo: horário de trabalho, turnos etc.
c) - valores e atitudes de seus empregados
d) - Termos fiscais
e) - Termos legais
2.2 – A tecnologia e sua administração
Foi-se o tempo em que um contador (por exemplo) era um profissional desprovido de conhecimentos tecnológicos e vivia atrás de pilhas de papéis utilizando uma calculadora de mesa. Isso era tão comum que não era raro ver empresas de contabilidade anunciar em suas propagandas a frase: “Tudo Informatizado”, como diferencial competitivo. Há alguns anos, quando se iniciou o processo de informatização das obrigações acessórias das empresas, imaginava-se que estávamos no limite da integração tecnológica entre fisco e os contribuintes, até que surgiu o SPED e aprendemos que esse limite ainda está muito longe de ser alcançado.
Hoje, as empresas de contabilidade não podem ter a mesma postura antes adotada por muitas, que incluía a utilização deequipamentos sucateados e programas com recursos limitados. Diferentemente disso, precisam investir muito para manter seus equipamentos atualizados e preparados para o mercado contábil exigente e um fisco voraz por informações dos seus clientes.
A segurança dos dados é uma capitulo a parte desse assunto e merece uma atenção especial. Possuir backups diários, guardados em um local seguro, fora do alcance da empresa faz parte de um plano B que toda empresa precisa ter. Mesmo assim, pense também na necessidade de possuir um plano C, pois esse é um assunto que merece uma atenção diferenciada.
Utilizar um programa integrado para as áreas contábil, fiscal e trabalhista ajudará a melhorar os controles do cliente. Mas, deve-se conhecer detalhadamente o programa que escolherá para a sua empresa, pois a troca do sistema, que é o coração da empresa contábil, é uma tarefa complexa onde temos de acertar sempre. Assim, vale conhecer bem a empresa de software e a estrutura que ela oferece, pois isso terá um importante significado quando surgirem problemas.
Olhando novamente para o passado, nota-se quanto às empresas evoluíram para atenderem a crescente demanda de serviços que utilizam a tecnologia como aliada na sua execução, e o que se sabe é que esse é um caminho sem volta, tornando-se um dos fatores que influenciam diretamente no sucesso
...