Conceito De Administração
Monografias: Conceito De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulo3105 • 17/5/2014 • 4.141 Palavras (17 Páginas) • 311 Visualizações
Conceito De Administração
(Idalberto Chiavenato)
Porque a Administração é importante?
A realidade das empresas de hoje é muito diferente das empresas administradas no passado com o surgimento de varias inovações tecnológicas e com o próprio desenvolvimento intelectual do homem é necessário muito mais do que intuição e percepção das oportunidades. A administração necessita de um amplo conhecimento e a aplicação correta dos princípios técnicos até agora formulados, a necessidade de combinar os meios e objetivos com eficiência e eficácia.
2.) Quando Peter Drucker diz que é importante destacar que a Administração não é a mesma coisa que Administração de empresas:
O que ele esta querendo dizer?
Já na década de 30 os escritores e pensadores preocupados com a arte de administrar, (Taylor). Surge a administração de empresas fazendo a subdivisão da administração geral aplicada a qualquer tipo de organização, a forma com que a administração se aplica à uma empresa privada é diferente de uma governamental ou setor social sem fins lucrativos na qual a administração é mais necessária hoje em dia pelos inúmeros problemas de pobreza, saúde, educação, tenções internacionais, na qual necessita soluções administrativas ai que entra uma teoria muito eficaz pensar Globalmente Agir localmente.
3.) O autor fala sobre sete verdades que estão desatualizadas, cite três delas e
Comente:
- A administração deve gerir a empresa, não estar atenta ao que ocorra fora dela, o foco da administração é interno e não externo.
Essa teoria de acordo com as organizações, estão posicionadas nos centros urbanos esta totalmente fora de foco pois claro a administração deve administrar primeiro seus meios controláveis ou seja internos que seria a gestão de pessoas, produção, entradas e saídas (setor contábil), mais levando em conta o mercado competitivo que temos hoje devemos sim abrir os olhos para nossos concorrentes, clientes e fornecedores e também fatores ainda mais difíceis de serem controlados que seria a política externa, oscilação do dólar, tudo isso não é controlado pela organização mais pode ser estudado para causar menor impacto possível na organização.
- Os preceitos da administração só podem ser aplicados às organizações empresariais.
Discordo porque os preceitos e métodos administrativos podem ser aplicados em qualquer organização sendo ela, grande, pequena ou média ou até mesmo uma propriedade rural. Porque as formas como se aplica elas podem dar certo em uma empresa de tal localidade e pode ser aplicada em uma mesma empresa de outro local do mesmo ramo e não ter o mesmo efeito, sendo que tudo é mutável temos as teorias e praticas só que temos que adapta-las ao meio para obtermos os resultados esperados.
- Existe uma única maneira correta de administração de pessoal no passado à centralização e mais tarde a descentralização hoje o trabalho em equipe.
Levando-se em conta que o ser humano é vadio por natureza temos duas formas de fazer ele trabalhar que é pelo amor ou pela dor. Pela dor, cobra-se dele faz ele trabalhar sobre pressão, ameaças, cobranças e metas. E pelo amor, ele gosta do que faz trabalha por satisfação se sente seguro na empresa e tem um ambiente de trabalho bom que ele gosta claro que a gratificação, salário existe pois o ser humano aprendeu que com o dinheiro ele pode ter uma vida um pouco menos árdua, más como já falamos se ele gosta do que faz e tem um ambiente de trabalho que lhe traga segurança e equipamentos necessários ele pensa duas vezes antes de largar este emprego para trabalhar em outra organização afinal ele esta satisfeito.
4.) Qual seu posicionamento referente a esta frase: Não se administram pessoas, como se presumia anteriormente?
Num passado mais distante as pessoas eram subordinadas ao que lhes mandado, dependiam das empresas para seu sustento. Hoje em dia com a terceirização que cresce acentuadamente, os funcionários não dependem da empresa contratante, pois não trabalham diretamente para ela e nem com exclusividade.
Profissionais mais qualificados e mais caros trabalham com contratos com períodos estipulados não sendo subordinados a terceiros e ocupam níveis que lhes permite uma certa autonomia ou possuem seu próprio negocio.
ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
Autor:
ADILSON ROCHA
ADMINISTRAÇÃO: PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÃO E CONTROLE
1. EMPRESA: é um organismo econômico destinado à produção de mercadorias e/ou serviços, com o objetivo de lucro para o empresário.
2. ponto de vista econômico: a empresa possui 2 fatores de produção: trabalho e capital.
3. produção = fenômeno econômico que cria ou gera mercadorias e/ou serviços para troca ou permuta. Somente existem 2 tipos de produção: mercadorias (alimentos, remédios, etc.) e serviços (transportes, médicos hospitalares, etc.).
4. trabalho = todo esforço humano destinado à produção.
5. O homem é agente e o seu trabalho o 1º fator de produção. Os recursos da terra e da natureza, representam o 2º fator de produção, isto é, o capital (máquinas e animais).
6. capital = representa os recursos disponíveis e aplicados.
7. capital financeiro = dinheiro ou crédito (financiamento).
8. capital econômico = equipamentos, produção, máquinas, ferramentas, etc. (investimento).
9. nos sistemas econômicos capitalistas, as empresas são constituídas para obtenção de lucro (diferença entre o menor custo de produção e maior preço das vendas das mercadorias e/ou serviços), caso contrário terá prejuízo.
10. o lucro tem 2 destinos:
11. ser distribuído entre os sócios (Ltda) ou acionistas (S/A).
12. permanecer
...