Conceito De Lazer
Artigo: Conceito De Lazer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: badalo666 • 13/8/2014 • 300 Palavras (2 Páginas) • 433 Visualizações
2 Conceito de lazer
Os principais trabalhos e conceitos sobre o lazer no Brasil fundamentam-se nas acepções teóricas do sociólogo francês Dumazedier (1976). Este autor define lazer da seguinte maneira: “o lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda, para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais.” a interferência do Estado na definição das políticas públicas e o caráter classista do lazer, representa uma insuficiência teórica a tese de que o lazer é um produto do próprio desenvolvimento industrial, com tendência a tornar-se mais importante, segundo o aumento do tempo livre dos trabalhadores. O autor chega a destacar que o mundo urbano: “permitiu que o trabalhador fosse dispondo de um tempo verdadeiramente livre e com tendência a aumentar”.
considera a existência do lazer somente a partir da sociedade industrial. Dumazedier, apresenta o lazer como uma atividade desinteressada, sem fins lucrativos, relaxante, sociabilizante e liberatória. A ampliação conceitual reside numa formulação reflexiva de que o lazer passa pela apropriação da produção cultural existente na sociedade: “(...) a democracia política e econômica é condição básica, ainda que não suficiente, para uma verdadeira cultura popular; para a eliminação das barreiras sociais que inibem a criação e prática culturais”. Educar para o lazer, aproveitando o potencial das atividades desenvolvidas no “tempo livre”, significa acelerar o processo de mudança que possibilitará a instalação dessa nova ordem no plano cultura. Para os trabalhadores exitem limitações que impedem o desenvolvimento de atividades de lazer geralmente dispõem de pouco tempo livre, por que trabalham demais e no pouco tempo que sobra preferem dormir ou descansar ou não possuem condições favoráveis de acesso ao lazer.
...