Conceito de Comércio
Tese: Conceito de Comércio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: engprodleme • 24/11/2013 • Tese • 1.860 Palavras (8 Páginas) • 292 Visualizações
Sumário
ETAPA 1 3
ETAPA 2 4
Conceito de negociação 4
1-Conceitos Importantes em uma Negociação 4
2. Elementos da Negociação 5
3. Processo de Negociação 5
4. Estratégias de Negociação 7
ETAPA 3 8
ETAPA 4 9
Qual a importância do planejamento da negociação? 9
Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação? 9
Bibliografia: 10
ETAPA 1
A arte de negociar salário é, segundo especialistas, um processo delicado e que exige do profissional preparo, consistência de informações e, principalmente, firmeza no que está pleiteando como remuneração ou aumento. Acreditar que você realmente merece o aumento tem papel fundamental na decisão do chefe, pois sua postura e posicionamento crítico diante do assunto mostrará muito do que você merece ou não receber. A melhor forma de negociar salário é ter uma conversa franca, objetiva e adulta com o chefe, baseada em argumentos de mercado e de desempenho, sabendo que pode perder ou ganhar. Negociar salário é um processo delicado e que exige do profissional preparo e consistência de informações.
Não se planejar
O planejamento será o principal responsável pelo sucesso da negociação. Devemos montar um dialogo e reunir evidencia que justifiquem a solicitação. Inventar argumentos não será suficiente. O ideal é investir no produto negociado (a pessoa), buscando novos conhecimentos para agregar valor ao produto e consequentemente ganhar consistência no discurso.
Ignorar a situação econômica da empresa
É necessário saber qual o melhor momento para procurar o gestor. O não já estará garantido se o profissional ignorar os déficits do semestre ou a perda de um grande projeto.
Propagar a intenção pela empresa
A reivindicação deve ser feitaúnica e exclusivamente ao profissional que tem o poder de decisão. Caso a intenção seja propagada pela empresa, poderá chegar uma versão distorcida aos ouvidos do gestor que se armará para negar o pedido de aumento.
Blefar
O blefe no ato da negociação pode colocar tudo a perder. Nesse caso, ao dizer que recebeu uma proposta melhor de outra empresa (sendo esta uma citação falsa), o colaborador estará correndo risco de ouvir um ‘boa sorte’. Devemos considerar que, o mercado atual, esta mais favorável a quem contrata do que a quem procura.
Usar argumentos superficiais
Nunca se deve utilizar argumentos de responsabilidade e qualidade no trabalho, uma vez responsabilidade e qualidade são fundamentais, independente do cargo ocupado e do salário recebido.
Basear-se em tempo de empresa
Formular argumentos baseados no tempo de empresa não funciona, até porque, os reajustes anuais negociados pelos sindicatos são cedidos a fim de acompanhar a inflação.
Usar de argumentos pessoais
As necessidades financeiras pessoais não irão convencer o chefe a dar um aumento salarial ao colaborador. Não é a necessidade pessoal do colaborador que vai determinar o aumento e sim o que o profissional merece. Por isso, o planejamento deve ser baseado em argumentos qualitativos e quantitativos, analisando as competências e os resultados alcançados.
Falta de coerência no valor do aumento
Antes de procurar o gestor, é preciso definir os objetivos da negociação. Não se deve jogar baixo demais para ganhar um ‘sim’, pois a conquista poderá não resolveros problemas do profissional e em pouco tempo será necessário um novo acordo. É necessário estipular um valor mínimo para a negociação e jamais colocar um valor fantasioso. A analise do valor deverá ser baseada na situação econômica da empresa e na análise do mercado de trabalho de acordo com o cargo ocupado na empresa.
Desistir com o “não”
Todos esperam por um ‘sim’ no processo de negociação salarial. No entanto, devemos estar preparado para ouvir um ‘não’. Não podemos obrigar o gestor a conceder o aumento. A insistência pode, inclusive, azedar o relacionamento inter pessoal com os gestores. Nesse momento é hora de ouvir as razões do chefe e renovar as metas e informações para uma próxima oportunidade.
ETAPA 2
Conceito de negociação
“Negociação é o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes, a questão que se coloca é como fazê-lo com a máxima efetividade vamos a alguns pontos que realmente fazem a diferença.”
“Negociação é um campo de conhecimento e empenho que visa à conquista de pessoas de quem se deseja alguma coisa”
COHEN, H. Você pode negociar qualquer coisa. 8 Ed. Rio de janeiro: Nova Fronteira, 1980.
1-Conceitos Importantes em uma Negociação
Steele, Murphy e Russill (1991), os negociadores empregam cinco conceitos básicos para realizar seu movimento: acordo, barganha, coerção, emoção e raciocínio lógico. Os autores descrevem que acordo e barganha são considerados como meios “honestos” de se chegar ao fechamento do negócio. Já, coerção, emoção e raciocínio lógico são considerados conceitos “desleais” ou “manipulatórios”. Segundo Laurent (1991, p. 148)“a manipulação é a disposição de alcançar os próprios objetivos utilizando essencialmente a palavra, sem se preocupar muito com a exigência de veracidade de seu conteúdo”.
Acordo- Vários pontos das propostas precisam obter o aceite das partes, o que se chama de acordo. São os pontos nos quais o entendimento pode e deve ser realizado. -Barganha - É o ato de fazer e obter concessões das partes envolvidas. Ocorre de forma positiva quando as partes realizam trocas entre si.
-Coerção - Muito usada por quem detém um relativo poder sobre a outra parte
em busca
...