Conceito de Derivada e Regras de Derivação
Seminário: Conceito de Derivada e Regras de Derivação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlosalexandre • 9/9/2013 • Seminário • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 358 Visualizações
ATPS CÁLCULO 2
Conceito de Derivada e Regras de Derivação.
Esta atividade é importante para que você possa verificar a aplicação da derivada inserida em conceitos básicos da física. A noção intuitiva de movimento, velocidade, aceleração é algo intrínseco a todos, já que é algo natural. No entanto, quando visto sob um olhar crítico científico, pode se observar as leis da física, em que as operações matemáticas e regras de derivação básica estão intimamente ligadas a essas leis. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1
Pesquisar o conceito de velocidade instantânea a partir do limite, com Comparar a fórmula aplicada na física com a fórmula usada em cálculo e explicar o significado da função v (velocidade instantânea), a partir da função s (espaço), utilizando o conceito da derivada que você aprendeu em cálculo, mostrando que a função velocidade é a derivada da função espaço.
Dar um exemplo, mostrando a função velocidade como derivada da função do espaço, utilizando no seu exemplo a aceleração como sendo: Esse foi o exemplo que eu achei:
Joao – 0 jotan – 5 joao - 1
jotan – 8 joao – 3 calil - 1
Somatória dos RA`s = 18
a=18m/s2 a=18t-4
s=3t2-2t2 a=18.1,222-4
s`=9t2-4t a=18m/s2
v=9t2-4t
v`=18t-4t
Agora com os nossos RA’S(só o último número) fica assim:
Anderson (Silva) 5649951111
Alexandre 5812137347
Tuane (Madonna) 5658160755
Wagner 5658129437
Joaquim (George ou Jorge) 6217191356
Lucas (Alemão) 5651140843
Marchesio (soldado, marquenzi...) 5812156867
Jeferson (Jeferson Lima e vc...) 5870146486
Heitor (Luan Santana) 5243967992
Lu (Shakira) 5869189274
Somatória: 48
Pessoal preciso do cálculo com a soma dos últimos números dos nossos Ra’s
A operação acima descrita é chamada uma "derivada". Têm-se uma função qualquer f(t), então a derivada de f(t) no ponto t1 é:
Velocidade instantânea
É a taxa de variação da posição de um corpo dentro de um intervalo de tempo infinitesimal (na prática, instantâneo). Define-se velocidade instantânea ou simplesmente velocidade como sendo: Podemos falar também de uma rapidez instantânea, que seria o módulo do vetor velocidade em um dado instante de tempo.
Aceleração média e instantânea
Aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo em um dado intervalo de tempo. Assim como a velocidade, ela apresenta suas interpretações em situações mais globais (aceleração média) e em situações mais locais (aceleração instantânea).
Elas são definidas como:
(aceleração média)
(aceleração instantânea)
Velocidade instantânea
Fica claro que, quanto menor é o intervalo de tempo t2 - t1, mais precisa é a descrição dada pela velocidade média. Se o tempo for de dez anos, alguém poderia ter conhecido o mundo todo antes de voltar para casa nesse período (e pareceria à velocidade média que ele quase não se deslocou). Mas se o tempo foi de um segundo, a pessoa não pode ter feito tanta coisa assim. Isso nos leva a desejar a formulação do conceito de "velocidade instantânea", ou seja, algo análogo à velocidade média, mas com uma precisão infinita. Para aumentar a precisão da velocidade, é preciso considerar tempos cada vez menores, ou seja, valores de t2 arbitrariamente próximos de t1. Assim, usamos a operação matemática conhecida como "limite": a velocidade instantânea é o limite da velocidade média quando t2 tende a t1. Ou seja:
Ou, se definirmos t2 = t1+h,
Assim, fica claro que a velocidade instantânea v(t1) é a derivada da função x(t) no ponto t1. Ou seja, A velocidade instantânea é a derivada temporal da posição.
Em outras palavras, a velocidade é a taxa de variação da posição: quanto maior a velocidade, mais rápido a posição varia. Se a velocidade for positiva, a posição muda no sentido que foi definido como positivo para a posição (veja a seção "Partículas e o movimento sobre uma reta") . Se for negativa, a posição muda no sentido inverso: o que foi definido negativo para a posição.
Relação entre velocidade média e velocidade instantânea
Este trecho supõe que o leitor entenda o conceito de integral. A partir da equação
Podemos integrar os dois lados em relação a t, de modo a obter
Com a condição v(0) = v0, fica claro que C = v0, ou seja,
Sabemos que:
Então, integrando os dois últimos membros, temos agora, substituindo
...