Conceito de Inovação
Projeto de pesquisa: Conceito de Inovação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 31011984 • 23/8/2013 • Projeto de pesquisa • 3.618 Palavras (15 Páginas) • 291 Visualizações
ÍNDICE
Introdução...............................................................................................................................04
CAPITULO 1 – Definição de Comportamento Organizacional...........................................05
1.1. Sistemas Abertos e Fechados...............................................................................06
1.2. Quadro Comparativo – Sistemas Abertos e Fechados.........................................06
CAPITULO 2 – Conceito de Inovação................................................................................ 07
2.1 Resultados obtidos................................................................................................07
2.2 Conceito de Inovação Tecnológica.......................................................................08
CAPITULO 3 – Trabalho em equipe – Uma Vantagem Competitiva..................................09
3.1 – A Liderança no ambiente de trabalho – Porque fracassam os planos de mudança?................................................................................................................................11
CAPITULO 4 – Eficiência e Eficácia.......................................................................12 4.1 – Percepção e Comunicação ................................................................................13
4.2 – Considerações Finais.........................................................................................14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................15
Introdução
Quando falamos de Comportamento Organizacional, falamos de um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos dos indivíduos dentro das organizações.
Esse estudo em particular, investiga as questões relacionadas a lideranças, estruturas e processos de grupo, percepção e atitudes, interferências no processo de mudança, conflito e dimensionamento do trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as organizações. De acordo com esses estudos, são criadas poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade.
A qualidade das nossas relações com as pessoas depende em grande parte da nossa capacidade de perceber adequadamente o comportamento e a experiência do outro, ou seja, quando vemos, tocamos, ouvimos, nós o fazemos pela emoção e pela inteligência, que resultam em idéias, o que nos possibilita compreender e distinguir os estímulos; contudo, a capacidade do ser humano de apreender o mundo exterior em decorrência da dinamicidade do mundo e da complexidade do nosso sistema perceptivo e das limitações dos nossos sentidos.
As nossas características pessoais podem facilitar ou dificultar o processo perceptivo; indivíduos com problemas de relacionamento apresentam dificuldade em perceber os outros e o mundo a sua volta de forma acurada, sem deformações.
A pessoa que, continuamente, busca uma maior consciência sobre si, sobre o outro e o mundo, tem maior probabilidade de perceber as situações e de se relacionar, diferentemente daquela que se comporta de maneira rígida, preconceituosa, em face dos valores dos outros, quando estes são diferentes dos seus.
CAPITULO 1 – Definição de Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional consiste no estudo do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e grupos no ambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Ao longo do tempo, considera-se que as práticas que constituem o Comportamento Organizacional de hoje, tiveram suas origens a partir da revolução industrial no século XVIII e XIX.
As invenções se proliferaram nessa época; a situação ficou ainda mais difícil quando o trabalho especializado, já necessário para atender a manutenção dos equipamentos e a coordenação de diversas atividades, pressionou os gerentes que sobrecarregados não dispunham de tempo para atendê-las. Quatro abordagens desenham o quadro da evolução industrial: A primeira foi chamada de administração científica, que teve como áreas de concentração, o aumento da eficiência no comportamento do trabalho ou dos processos de produção. Outra abordagem refere-se aos princípios da administração com foco no aumento da eficiência de todos os procedimentos empregados pelos gerentes para alcançar resultado; a abordagem acima, também impulsionava o desenvolvimento e a satisfação dos trabalhadores, sendo a mesma chamada de relações humanas. Também existe a abordagem de que toda empresa constitui um sistema, ou seja, uma estrutura unificada, sujeitas a influências do ambiente; relacionada como a abordagem dos sistemas abertos.
Notamos nos tópicos acima que o Comportamento Organizacional evoluiu de uma orientação com ênfase nas estruturas e processos de pequenos grupos, para uma perspectiva de grandes subsistemas, organizações e seus ambientes. Desta forma foi possível contribuir com a solução de problemas no trabalho por meio de diferentes possibilidades de intervenção. A utilização eficaz dessas descobertas e teorias desenvolvidas ao longo dos anos constitui um recurso válido, que assegura uma sólida vantagem competitiva.
A maneira como vemos a vida as pessoas e o mundo dependem dos nossos valores. Eles são componentes dos nossos modelos mentais. Se tivermos modelos de boa qualidade, teremos uma melhor representação da realidade; se estes são de má qualidade, teremos uma visão mutilada e deturpada do mundo. Desse modo, como as pessoas têm seus valores e estes são o ponto de partida para uma relação saudável ou não, as organizações se constroem sobre seus valores; esses virtuosos como: disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se presentes na missão de organizações e têm sido responsáveis pela longevidade e credibilidade de algumas, por longas décadas.
Desta forma, podemos concluir que os temas e o entendimento das questões relacionadas com o Comportamento Organizacional nunca foram tão importantes para os gestores como nos dias de hoje. Os diversos estudos e as mais variadas pesquisas que estão em andamento
...