Conceito de logística
Tese: Conceito de logística. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: baruka • 15/4/2013 • Tese • 691 Palavras (3 Páginas) • 462 Visualizações
Logística
Conceito de logística:
A logística é em essencia uma orientação e uma estrutura de planejamento que visam criar um único plano para o fluxo de produtos e informação por meio de um negocio. A gestão da cadeia de suprimentos baseado-se nessa estrutura e busca conquistar articulação e coordenação entre os processos de outros, consideração, ou seja, fornecedores, clientes e a organização em si. Assim, por exemplo, uma meta da gestão da cadeia de suprimentos pode ser a de reduzir ou eliminar os buffers de estoque, que existem entre organizações em uma cadeia, mediante partilha de informações sobre os niveis atuais de estoque e de demanda. A gestão da cadeia de suprimentos envolve uma mudança significativa das tradição relação distantes, e até entagônicas, que antes vezes caracterzaram as relação comprador, fornecedor no passado. O proposto da declaração de visão logística é fornecer a indicação clara da base, sobre a qual a empresa pretende construir uma posição de vantagem por meio de um relacionamento mais próximo com o cliente. Os quatro elementos derivados da logísitica, que criam valor para o cliente são “Melhor, mais rápido, mais barato, mais proximo” e o interno para uma boa declaração de visão logísitica é que ela deve indicar o caminho para alcançar essas quatro metas. A logísitica é essencial para a orientação e a estrutura de planejamento que procura criar um plano único para o fluxo de produtos e de informação ao longo de um negócio.
A Missão da Gestão de Logísitica
Torna-se evidente, com base nos comentários anteriores, que a missão da gestão de logistica é planejar e coordenar todas as atividades necessárias para se atingir os niveis desejados de serviços prestados e qualidade ao menor custo possivel. A logísitica deve, portanto, ser vista como o elo entre, o mercado e a base do fornecimento. O ambito da logística abrange a organização desde a gestão de materias-primas até a entrega do produto final, por exemplo, um fabricante de camisas é parte de uma cadeia de suprimentos que se estende a montante pelos tecelões até os fabricantes de fibras, pelos distribuidores e varejistas até o consumidor final. Cada uma dessas organizações na cadeia são dependentes umas das outras por definição e, ainda assim, paradoxalmente e por tradição, não cooperam umas com as outras.
Cadeia de Suprimento
A cadeia de suprimentos é a rede de organizações envolvidas, por meio de vinculos a montante e a jusante, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços destinado ao consumidor final, tambem é uma seguencia de processos e fluxos que acontencem dentro e entre diferentes estagios da cadeia e que se combina para atender a necessidade de um cliente por um produto, a duas maneiras de visualizar os processos realizados.
Visão cíclica – os processos são divididos em uma série de ciclos.
Visão push / pull (empurrados / puxados) - os processos são divididos em duas categorias: acionados em respostas aos pedidos dos clientes (pull), ou em antecipação aos pedidos dos clientes (push).
Uma cadeia de suprimentos engloba todos os estagios envolvidos
...