Conceitos Aeronáuticos
Exames: Conceitos Aeronáuticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jhonathan10 • 4/12/2013 • 972 Palavras (4 Páginas) • 201 Visualizações
Introdução
Sabendo que a aeronáutica é a atividade e o estudo da locomoção aérea no interior da atmosfera terrestre, bem como dos meios utilizados para esse fim (aeronaves), os alunos do curso de Engenharia Aeronáutica da UFU (Universidade Federal de Uberlândia) realizaram duas visitas técnicas em duas empresas: Algar Aviation e Aeroclube de Uberlândia.
Nesse trabalho foi apresentada a descrição dessas duas empresas que trabalham no ramo da aviação, porém em áreas diferentes.
Foram apresentadas também algumas observações técnicas realizadas nessas visitas, como também imagens para maior compreensão do assunto aplicando o conhecimento adquirido nesse curso em sala de aula.
De uma forma geral esse trabalho é uma observação prática dos conceitos apresentados em sala de aula, que serve também para uma maior fixação do assunto.
Observações Técnicas
Fuselagem
Do ponto de vista da fuselagem que é a parte fundamental da estrutura do avião, onde são fixadas as asas e empenagem, e em muitas aeronaves monomotoras o motor e seus acessórios são montados na fuselagem.
A fuselagem aloja a carga paga (pilotos, passageiros e bagagens). Algumas vezes, o combustível também está contido na fuselagem, porém as aeronaves modernas transportam o seu combustível em tanques na asa.
Entre os tipos de fuselagem vistos na visita técnica vimos:
• Fuselagem do tipo treliça: Foi observada em aviões mais antigos, esse tipo de fuselagem é feita geralmente de tubos sem costura, utilizando ligas de metais como aço cromo-molibdênio ou alumínio-zinco.
A treliça é geralmente revestida com tela ou chapa metálica.
A tela é retesada com dope, pintada e encerada para tornar a superfície lisa e polida. Todavia, a cobertura de tela adiciona pouca resistência à fuselagem.
Este tipo de construção é ainda usado na construção de algumas aeronaves.
• Fuselagem do tipo Semi-monocoque: Esse tipo de fuselagem observada já em aeronaves mais novas é uma modificação do tipo de fuselagem chamado Monocoque.
Fuselagem do tipo monocoque é um revestimento único que se baseia na resistência do revestimento para suportar a carga principal. O revestimento reforçado é rebitado por completo à estrutura dos membros estruturais. Esta estrutura apresenta anéis verticais (cavernas) que servem para dar forma ao conjunto.
A fuselagem do tipo semi-monocoque é a mais frequentemente usada hoje. Os esforços não são suportados somente pelo revestimento e cavernas, mas também por dois novos membros estruturais longitudinais: longarinas e perfis reforçadores.
O revestimento é rebitado às cavernas e reforçadores, o que dá à fuselagem seu formato e garante uma resistência extra. Além disso, a ausência de braços diagonais internos proporciona um espaço maior para o transporte de cargas. A fuselagem semi-monocoque é de fácil construção no formato aerodinâmico. Rebites escareados são usados para diminuir o arrasto.
Veja agora a diferença de uma fuselagem do tipo monocoque com semi-monocoque
Monocoque
Semi-monocoque
Asas
Na visita técnica vimos também aeronaves com diferentes tipos de asas que serão comentadas a seguir.
As asas de uma aeronave são os membros que suportam o seu peso. Em vôo elas devem não só suportar seu próprio peso como também o peso total da aeronave. Existem inúmeros tipos de asas, tamanhos e formas de acordo com o projeto de cada construtor aeronáutico.
As asas podem ser fixadas na parte superior, intermediária ou inferior da fuselagem e, portanto são ditas: asa-alta, asa-média ou asa-baixa.
Todas as asas possuem, basicamente, a mesma estrutura não importando para que tipo de aeronave elas foram projetadas. A secção de uma asa tem o formato de um aerofólio pré-determinado. A
...