Conceitos Básicos Sobre Contabilidade
Trabalho Universitário: Conceitos Básicos Sobre Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gfgama • 8/8/2014 • 1.144 Palavras (5 Páginas) • 608 Visualizações
O que é Contabilidade:
Contabilidade é a ciência que designa a totalidade dos registros numéricos realizados com o fim de determinar e ordenar, de uma forma completa, todos os movimentos, em valor e em quantidades, efetuados no âmbito de atividade de uma empresa ou entidade similar.
A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais. A contabilidade empresarial ou analítica supõe o uso do cálculo de custos (com as suas correspondentes classes de custos, etc.).
Contabilidade de custos
A contabilidade de custos é uma área da contabilidade empresarial que, ao contrário da contabilidade financeira, abarca a contabilização de todos os custos e benefícios internos, incluindo a contabilidade das instalações, material e salários.
Contabilidade pública
Contabilidade pública diz respeito ao registro sistemático das operações financeiras realizadas por todos os organismos do setor público.
Contabilidade gerencial
Contabilidade gerencial é a área da contabilidade mediante a qual se procura estabelecer e determinar o futuro desenvolvimento de uma empresa.
Contabilidade tributária
Também conhecida como contabilidade fiscal, a contabilidade tributária é a área de aplicação das ciências contábeis que tem como objetivo apurar e conciliar a geração de tributos de uma determinada entidade. A contabilidade tributária fornece dados importantes para a apuração de tributos.
Contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
Elementos Patrimoniais são os elementos que compõe o patrimônio de uma entidade. Eles podem ser bens, direitos e obrigações da entidade, classificados em ativo e passivo.
Em contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.1
Em contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. O passivo é a coluna da direita num Balanço Patrimonial. Um exemplo de ativo é uma conta a receber, e passivo seria uma conta a pagar.
Em contabilidade, de acordo com a sua dimensão jurídica, o patrimônio (português brasileiro) ou património (português europeu) de uma empresa são os bens(carro apartamento, dinheiro), direitos,investimentos e obrigações que uma empresa possui. O termo também se aplica, com o mesmo sentido, para as pessoas naturais.
Activo(A) = Bens + Direitos.
Passivo(P) = Obrigações
A - P = compassivo próprio ou patrimônio líquido
O patrimônio líquido representa os valores que os sócios ou acionistas têm na empresa em um determinado momento.
O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade (em geral uma empresa) em determinada data, representando uma posição estática (posição ou situação do patrimônio em determinada data). O balanço patrimonial apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos. Na Contabilidade e no Direito, a palavra "balanço" decorre do equilíbrio ou da igualdade expresso nas seguintes fórmulas contábeis:
Patrimônio Líquido = Ativo - Passivo
Aplicações = Origens.
Receita é a entrada monetária que ocorre em uma entidade (contabilidade) ou patrimônio (economia), em geral sob a forma de dinheiro ou de créditos representativos de direitos.
Nas empresas privadas a receita corresponde normalmente ao produto de venda de bens ou serviços (chamado no Brasil de faturamento). Classificam-se em operacionais e não operacionais.
Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços. Custos são gastos que a entidade realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o
...