Conceitos, Utilização E Abrangência Dos Custos E Despesas Específicos, E Também Sobre Critérios De Rateio E Departamentalização
Trabalho Universitário: Conceitos, Utilização E Abrangência Dos Custos E Despesas Específicos, E Também Sobre Critérios De Rateio E Departamentalização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maridisney • 7/10/2013 • 788 Palavras (4 Páginas) • 1.573 Visualizações
ETAPA 2 – CUSTOS E DESPESAS ESPECÍFICOS – MATERIAIS, MÃO-DE-OBRA, CUSTOS INDIRETOS E DESPESAS
Esta atividade é importante para que você e sua equipe compreendam o processo de departamentalização e como ratear os custos e despesas específicos a cada produto.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
Passo 1 – Ler os capítulos 4 e 5 do Livro-Texto da disciplina.
Passo 2 – Elaborar resumo de até seis laudas, em forma de tópicos, sobre conceitos, utilização e abrangência dos custos e despesas específicos, e também sobre critérios de rateio e departamentalização estudados no Passo 1.
• Custo, ele é todo gasto incorrido na produção de um bem. O consumo de matéria prima na produção, salários dos funcionários da fábrica, energia elétrica, depreciação, aluguel, consumo de água entre outros.
• Despesas são gastos que as organizações incorrem para obter receita, e são identificados com o processo de transformação ou produção de bens e produtos, como por exemplo, fretes na entrega do produto, aluguel do escritório da administração, comissão de vendedores, consumo de energia elétrica nos departamentos de vendas e administrativos.
• Perda, é o consumo de bem ou serviço de forma involuntária ou seja, sem que a organização desejasse. São gastos que incorre na empresa involuntariamente, sem que se pudesse prever, como por exemplo, perda por incêndio, enchente, destruição do estoque.Quando falamos em uma ‘perda de material’, podemos dizer que este tipo de perda é caracterizado como custo, porque é o valor gasto de maneira normal no processo de produção.
• Custos diretos são aqueles que incorporam os produtos e estão diretamente apropriados a ele, e necessitam de uma unidade de medida de consumo, como, quilo de matéria prima por produto, unidade de embalagem utilizada nos produtos, horas de mão de obra gastas no produto, e variam proporcionalmente á quantidade produzida.
• Custos indiretos são aqueles que para serem incorporados aos produtos, precisam da utilização de algum critério de rateio, sua alocação tem que ser feita de maneira estimada e muitas vezes arbitrária como, custos com supervisão, chefia, aluguel da fábrica.
• Custos fixos são aqueles não variam no período independente da quantidade produzida, eles tem natureza fixa, ou seja, terão sempre o mesmo valor, não dependendo da quantidade produzida, como por exemplo, aluguel, seguro da fábrica. No exemplo do aluguel, mesmo que ele varie o seu valor por algum índice, isso não tira a sua característica de custo fixo, pois todo mês ele existirá independente da quantidade produzida.
• Custos variáveis são aqueles que possuem relação direta com a quantidade produzida, eles variam de acordo com a produção, quando a produção aumenta, os custos variáveis aumentam e quando a produção diminui os custos variáveis também diminui. Por exemplo, a matéria-prima, em um mês que se
Passo 3 – Acessar os dados da “Empresa Fictícia Ltda.”; Fazer os cálculos do custo total da Caneta Azul e da Caneta Vermelha; para os custos indiretos, utilizar, como forma de rateio, a quantidade produzida; Tabular os resultados em uma planilha única e redigir relatório, de no máximo uma lauda, respondendo à seguinte pergunta: “qual o produto mais rentável para a empresa, e por quê?”.
Caneta azul Total
Materia prima 0,55 * 530.00,00 291.500,00
Mão de obra 4.500 * 72,60 % 3.267,00
Impostos a recuperar 291.500,00 * 27,25 % (79.433,5)
Total 215.333,5
Preço unitário 215.333,5 0,4062 = 0,41
Caneta vermelha
Materi a Prima 0,60 * 200.000,00 120.000,00
Mão de Obra 4.500,00 * 27,40 % 1.233,00
Impostos a recuperar 120.000,00 * 27,25 % (32.700,00)
Total 88.533,00
...