CONCEITOS BÁSICOS DE aplicáveis às despesas
Tese: CONCEITOS BÁSICOS DE aplicáveis às despesas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mircos • 23/11/2013 • Tese • 955 Palavras (4 Páginas) • 253 Visualizações
RESUMO:
O avanço dos sistemas de produção na Civilização Ocidental pode ser separado por duas etapas: A primeira inicia com os princípios da Idade Média que constituem os sistemas de produção conhecidos como “Familiar”, de “Corporações” e “Doméstico”. Esses Sistemas comparativamente simples – pertinete a centros urbanos restritos, a condições de concorrência limitada e a uma evolução tecnológica ainda incipiente - não requeriam sofisticados artifícios contábeis para registro das operações realizadas ou apuração dos resultados obtidos, durante os primeiros séculos da Idade Média, o sistema de produção dominante era o chamado “Sistema Familiar”.
Por meio das "partidas dobradas" que houve o crescimento das transações economicas acompanhado do regristo de dados que foi evoluindo ao longo do tempo ,com o avanço da contabilidade e a exigencia da industria cuja a gerencia financeira revelava aspectos mais complexos a cada dia surgio uma nova celula produtiva , a area de controle e a contabilidade de custos .
Hoje em dia existem ao menos dois outros tipos de consideração obrigatória ,o estoque de produto em elaboração e o estoque de produtos acabados.
CONCEITOS BÁSICOS APLICADOS À ÁREA DE CUSTOS
No custeio , encontramos um conjunto de técnicas e procedimentos que visa, primeiramente,indentificar os gastos das empresas – apresentados pela contabilidade financeira – por “objetos de custeio” específicos criando condições para o melhor gerenciamento desses gastos. O departamento de custos é ultilizado para o controle interno de gastos com a produção de um produto ,ele auxilia na formação do preço de venda do mesmo.
A área de custos é dividida em custos e despesas ;
I - Custos: que são gastos diretamente relacionados com a produção dos bens destinados à comercialização; e,
II - Despesas: que são os demais gastos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio, venda,planejamento, administraçãoetc.
O diferencial contábil entre custos e despesas é o fato de que as despesas podem ser debitadas ás conta de resultado no período em que são pagas ou incorridas. A área de custos usa dois tipos de sistemas de acumulação.
DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE CUSTO EFICAZ
O sistema de custos pode ser aprimorado como um grupo de técnicas aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos custos e despesas .A implatação de um sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existente requer a obeservar as principais diretrizes. São elas:
Primeira Diretriz: Cada empresa desenvolverá seu próprio sistema de controle e análise de custos.
Segunda Diretriz: Nenhum sistema de controle e análise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores.
Terceira Diretriz:Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples deverá ser escolhido, complexidade é sinônimo de custo elevado.
Quarta Diretriz: Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um sistema de controle e análise de custos.
Quinta Diretriz:Um sistema e análise de custo existente são mais simples do que a criação e implantaçãode um primeiro sistema.
Sexta Diretriz:Pessoas são decisivas para aeficiência dos sistemas.
Sétima Diretriz:Sistemas impraticáveis são inúteis.
Oitava Diretriz: O futuro é muito importante no planejamento de um sistema de controle e análise decustos.
TERMINOLOGIAS DE CUSTOS
GASTOS - AQUISIÇÃO OU PAGAMENTO
INVESTIMENTO- ATIVO OPERACIONAL
CUSTO- CONSUMO PROCESSO OPERACIONAL
DESPESA- FINALIDADE DE OBTENÇÃO DE RECEITA (ADM,FINANCEIRAS,ARÉA COMERCIAL )
PERDA- DECORRENTE DE ATOS INVOLUNTÁRIOS
GASTOS
Gastos é o honramento que a empresa tem com seus compromissos finaceiros sobre suas operações de bens e serviços .
ex : salarios ,materias primas ,depreciação das maquinas e etc
INVESTIMENTOS
São beneficios atribuidos ao futuro .
ex :investimento
...