TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos básicos de Gestalt

Seminário: Conceitos básicos de Gestalt. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  Seminário  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Os Principais Conceitos de Gestalt.

Gestalt é um substantivo de origem alemã, pelo que se deve sempre escrever com maiúscula. Embora se possa traduzir por forma ou configuração, é hábito manter-se o termo original pelo facto de a língua portuguesa não ter um equivalente exacto.

A psicologia da Gestalt é uma corrente da psicologia moderna, que surgiu em meados do século XX na Alemanha pela mão de teóricos como Max Wertheimer, Wolfgang Köhler, Kurt Koffka e Kurt.

Esta doutrina sustenta que a mente configura, através de diversas leis, os elementos que chegam a ela mediante a percepção ou a memória (a inteligência). A psicologia da Gestalt afirma que o todo é mais do que a soma das suas partes.

Entre as principais leis anunciadas pela corrente Gestalt, destacam-se a lei da pregnância (a tendência da experiência perceptiva em adoptar as formas mais simples possíveis), a lei do fechamento (a mente acrescenta os elementos em falta para completar uma figura), a lei da semelhança (a mente agrupa os elementos similares numa só entidade), a lei da proximidade (o agrupamento parcial ou sequencial de elementos, com base na distância), a lei da segregação ou simetria (ao longe, as imagens simétricas são captadas como sendo um único elemento) e a lei da continuidade (os detalhes que mantêm um padrão ou uma direcção tendem a ser reunidos, como fazendo parte de um modelo).

Tendência dos elementos de acompanharem uns aos outros; Mantém o movimento para uma direção: pontos, linhas, planos, cores etc; Ocorre quando o olho completa o movimento através de um objeto e continua para outro.

Os sete fundamentos básicos da Gestalt - muito usado hoje em dia em profissões como design, arquitetura, etc - são:

• Segregação: desigualdade de estímulo; gera hierarquia: importância e ordem de leitura.

• Semelhança: elementos da mesma cor e forma tendem a ser agrupados e constituir unidades. E estímulos mais próximos e semelhantes, possuem a tendência de serem mais agrupados.

• Unidade: um elemento se encerra nele mesmo; vários elementos podem ser percebidos como um todo.

• Proximidade: elementos próximos tendem a ser agrupados visualmente: unidade de dentro do todo.

• Pregnância: é a lei básica da percepção da Gestalt.

Simplicidade; Tendência à harmonia e ao equilíbrio visual.

• Fechamento: formas interrompidas: preenchimento visual de lacunas.

A Postura do Professor com Relação ao Aluno:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com