TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de inflação

Tese: Conceitos de inflação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Tese  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

1.0 Introdução

Atualmente a inflação tornou-se a vila nos últimos tempos,ela também foi um grande drama da economia brasileira.Já nos anos 80 o país viveu a crise da dívida externa e a elevação da inflação.

Aplicando assim na tentativa de combater a inflação vários planos foram fracassados, mas com a implantação do Plano Real no ano de 94 a inflação ficou sobre controle.

No ano de 2012, a inflação brasileira foi para 5,84%,sendo que é importante observar que a meta estabelecida pelo Banco Central é de 4,5% com margem de dois pontos para mais ou para menos.

Com base em algumas pesquisas iremos relatar o conceito, algumas consequências e noticias sobre inflação, taxa de juros e taxa de cambio.

Conceitos de inflação

É um conceito que representa o aumento de preços nos produtos num determinado país ou região, durante um período. Num processo inflacionário o poder de comprar da moeda caí traz algumas consequências para a economia dos países.

Consequência de inflação

• Emissão exagerada e descontrolada de dinheiro por parte do governo;

• Demanda por produtos (aumento no consumo) maiores do que a capacidade de produção do país;

• Aumento nos custos de produção (maquinas, matérias-primas e mao-de-obra) dos produtos;

Noticias sobre inflação.

“A inflação deverá ficar próxima de 6% em todos os anos no governo da presidente Dilma Rousseff segundo estimativas divulgadas pelo Banco Central,por meio do terceiro trimestre deste ano.

Para 2013 a previsão oficial do Banco Central para IPCA, que ate junho deste ano estava de 6% passou para 5%(no cenário de referencia que considera juros e câmbios estáveis) e permaneceu em 5,8% no cenário mercado que contempla as previsões dos analistas dos bancos as taxas básica de juros da economia e para o valor do dólar.

Pelo sistema de metas que vigoro no Brasil,o Bando Central tem que calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas,tendo por base o IPCA.Para 2013 e 2014, a meta central de inflação é de 4% com intervalos de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo

Desse modo o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida”.

Conceito de taxa de juros

A taxa de juros pode ser definida como relação entre os juros pagos(recebidos) no período e no capital inicial.Tem por finalidade estipular o custo de dinheiro em um empréstimo ou em uma aplicação financeira.

Sendo um grande instrumento utilizado pelo Banco do Central para manter sob controle a inflação.

Na economia e nas finanças, o conceito de taxa de juros diz respeito ao custo de uma credito ou rentabilidade das poupanças. Os juros simples refere-se aos juros produzido em um investimento com o capital inicial,já os juros produzidos pelo capital durante um prazo de tempo não se acumula ao juros produzidos.

Já os juros simples que foi investido pelo capital sempre será igual em todos os períodos de investimentos, desde que a taxa e o prazo não sofram alterações.

Como os juros compostos ele permite que os juros que foram obtidos no vencimento não sejam retirados, mas que fiquem acumulados e repostos no capital principal.

Quando esse juros caem a população tem maior acesso ao credito,vindo a consumir mais,e quando esse juros sobem as autoridades monetárias inibe o consume fazendo que os investimentos fiquem mas caros.

Algumas consequências

Taxa de inflação-quanto maior for a inflação,maior é taxa nominal;

Procura da moeda - sendo a taxa de juros o preço pago pela utilização do dinheiro, quanto maior for a procura da moeda,maior será a taxa de juros;

Risco do devedor – aumento o risco do devedor e a possibilidade de encobrimentos, maior será a taxa de juros;

Noticias sobre taxa de juros

“Na tentativa de conter a inflação, o governo aumentou nesta quarta-feira (9) a taxa básica de juros (Selic) de 9% para 9,5%. Porém, mesmo evitando o aumento geral de preços, outros “vilões” irão pesar no bolso do consumidor: os juros do cartão de crédito e do cheque especial.

As taxas do cheque especial também não ficam muito atrás e passarão a ser, em média, de 7,85% ao mês em cima do valor que o correntista utilizou.

Com essas medidas, o consumidor fica com mais dificuldade de crédito, as vendas caem. Vendendo menos, as empresas começam a dispensar Não vendendo, o comércio não compra da indústria, que não produz. A inflação fica estável, mas o crescimento está pífio. Projeções de economistas de instituições financeiras apontam que o PIB (Produto Interno Bruto) do País não deve superar os 3% neste ano”.

Conceitos sobre taxa de cambio

É a relação entre duas moedas de países diferentes. Isso indica como esse dinheiro pode ser utilizado para a compra ou venda da moeda estrangeira.

Podemos mencionar duas taxas de cambio: real e nominal.

O cambio real é aquele que estabelece a relação entre a pessoa que vai trocar seus bens e serviços de um país para outro. Já o cambio nominal é a relação direta entre uma moeda e outra estrangeira.

Os bancos centrais de cada país têm vários sistemas de taxa de cambio. Por sua vez taxa de cambio pode ser flutuante ou flexível permitindo que o preço seja determinado pela lei da oferta de da procura.

Noticia sobre a taxa de cambio

“Taxa de cambio,o código tributário e as políticas governamentais preocupam as empresas do País.Internamente, as dificuldades estão em manter as margens, gerenciar o capital de giro e contratar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com