Conceitos estatísticos
Tese: Conceitos estatísticos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cintiaaguiar • 12/11/2013 • Tese • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
4
1. Conceito de Estatística
Estatística é uma ferramenta que ajuda a interpretar e analisar grandes conjuntos de números, ou seja, é a ciência da análise de dados. Nos mostra como os dados podem ser recolhidos, organizados, analisados e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados.
Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, efetuar o controle de qualidade dos bens de consumo, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou até mesmo o planejamento de campanhas de marketing.
Em outras palavras a estatística pode ser apresentada como um conjunto de instrumentos que podem ser usados para recolher, classificar, apresentar e interpretar os conjuntos de dados numéricos. A estatística é um conjunto de métodos e técnicas que auxiliam na tomada de decisões sob a presença de incerteza.
1.1 Aplicações
Estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado.
A aplicação do CEP (controle estatístico de processo) em uma empresa é muito importante, esse conceito é uma das mais poderosas metodologias desenvolvidas no controle de avaliação da qualidade. Através dos gráficos de controle, podem-se detectar desvios de parâmetros representativos do processo, reduzindo a quantidade de produtos fora de especificações e com isso reduz os custos da produção. O controle estatístico de processo embora pouco utilizado nas indústrias, é uma ferramenta de grande utilidade, mostra as informações detalhadas de todos os pontos críticos de controle, diagnosticando as possíveis não conformidades em todas as etapas do processo, além de sinalizar as possíveis fontes desses desvios de qualidade possibilitando as devidas correções.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem o controle e o estudo adequado de fenômeno, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
Apesar de a estatística ser uma ciência relativamente recente na área de pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de
5
informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.
Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação. Cidadãos e organizações da sociedade podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades.
Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atuais provém de pesquisas e estudos estatísticos, como os índices de inflação, emprego e desemprego, são exemplos de aplicação da estatística no dia a dia.
Seu crescente uso vem da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas. A estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam melhorar as suas metas, avaliar seu desempenho, considerar seus pontos fracos e atuar na melhoria de seus processos.
1.2 Aplicações na área de Administração
A estatística está presente em muitas áreas e pode ser aplicada de várias formas. É considerada uma ciência de suma importância na área da administração. Pode ser aplicada no diagnóstico de problemas de gerenciamento de uma organização, na evolução de indicadores em vários, como controle de qualidade e na melhora do resultado de inventários de estoques. Também pode ajudar na análise de melhores políticas de investimento.
2. Processo de coleta de dados estatísticos
A fase de coleta de dados inicia quando é definido o tipo de estudo que será feito sobre uma população, podendo ser apresentada das seguintes maneiras:
Coleta de dados contínua: quando os eventos que acontecem durante determinado estudo, são registrados à medida que ocorrem.
Coleta de dados periódica: acontecem de ciclo em ciclo, como exemplo o censo do Brasil;
Coleta de dados ocasional: são aqueles realizados sem a preocupação de continuidade ou periodicidade. A partir da definição da coleta desejada, passa-se a buscar informações coerentes e que realmente possam ser validadas na estruturação do processo como a forma da coleta, os dados são obtidos pelo
...