TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos fundamentais de Programação

Tese: Conceitos fundamentais de Programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  Tese  •  4.996 Palavras (20 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 20

Relatório 1 – Conceitos fundamentais de Programação

Passo 2

1. Algoritmos

Algoritmo pode ser definido como uma sequência lógica, e sem ambiguidade de passos que levam a solução de um dado problema.

É uma seqüência de passos que visam atingir um objetivo bem definido. O algoritmo está presente em todas as ações do nosso dia à dia como se fosse um plano para resolução de problemas.

Os algoritmos são comuns em nosso cotidiano, como por exemplo, uma receita de bolo. Nela está descrita uma série de ingredientes necessários, uma seqüência de passos a serem cumpridos para atingir o objetivo que é ter um bolo pronto. Ou então em um mapa descrevendo o trajeto que devo executar até chegar a um determinado ponto.

2. Pseudo Linguagem

Uma variável é caracterizada por um nome e dois atributos básicos: valor e tipo. O nome é usado para identificar e fazer referência à variável. O valor de uma variável é representado, de forma codificada, na área de memória amarrada à variável. O tipo de uma variável pode ser considerado como uma especificação de classe de valores que podem ser usadas para criar, acessar e modificar estes valores.

3. Estruturas de um programa

Comandos para inclusão de ficheiros com declarações

Definições de constantes

Declarações de variáveis

Declarações de funções

Definições de funções (sub-programas)

Definição da função main (programa principal)

4. Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis

Ao escrever aplicações (programas) precisamos, via de regra, referenciar valores. Para tal usamos identificadores (nomes) aos quais são associados valores. Os identificadores são, então, utilizados em operações. Um identificador representa sempre o último valor a ele associado e não a série histórica de valores associados. Ao associarmos um novo valor a um identificador, a associação anterior se desfaz. Assim, o identificador em questão não pode mais ser utilizado para manipular o valor anteriormente associado. Um identificador que pode ter a sua associação com um valor refeita zero ou mais vezes é chamado de variável. Se uma variável não tiver ainda um valor associado, então dizemos que ela está indefinida. Ao escrevermos uma aplicação podemos associar um valor a um identificador e especificar que tal associação não pode mais ser desfeita. Neste caso dizemos que tal identificador representa uma constante. Uma aplicação pode manipular valores de naturezas distintas tais como caracteres, inteiros e reais. O uso pretendido de uma variável deve ser declarado para orientar o compilador no processo de análise sintática do "código fonte" (isto é, código escrito em uma linguagem de programação de alto nível de abstração) e de geração de "código objeto" (isto é, código em linguagem de máquina). A declaração de uso pretendido se dá através da definição de um tipo para cada identificador utilizado para representar um valor. Um tipo caracteriza o universo de valores válidos que podem ser associados a identificadores definidos como sendo do tipo em questão.

5. Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais

São ferramentas utilizadas em cálculos de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores ou variáveis numéricas do tipo inteiro ou real; Sendo eles:

(+) - soma;

(-) - subtração;

(*) - multiplicação;

(/) - divisão;

(mod) - módulo, (resto de uma divisão);

(^) exponenciação ou potenciação.

Operadores Relacionais

Usados para estabelecer uma relação entre operador e operando. Retorna sempre um booleano; true para uma relação verdadeira e false para uma relação falsa.

(>) - maior que;

(<) - menor que;

(<>) - ou (!=) diferente de;

(>=) - maior ou igual a;

(<=) - menor ou igual a;

Operadores Lógicos

Usados para traçar uma relação entre valores lógicos. Como retorno apresentam sempre um booleano pois sua utilização é dada quase sempre pela combinação de dois ou mais operadores do tipo relacionais.

(AND) ou (&&) ("E");

(OR) ou (||) ("Ou");

(NOT) ou (!) - "negação";

6. Características do ambiente de desenvolvimento C

O C é uma linguagem de propósito geral, sendo adequada à programação estruturada. No entanto é mais utilizada escrever compiladores, analisadores léxicos, bancos de dados, editores de texto, etc. A linguagem C pertence a uma família de linguagens cujas características são: portabilidade, modularidade, compilação separada, recursos de baixo nível, geração de código eficiente, confiabilidade, regularidade, simplicidade e facilidade de uso. A geração do programa executável a partir do programa fonte obedece a uma sequência de operações antes de tornar-se um executável. Depois de escrever a módula fonte em um editor de textos, o programador aciona o compilador que no UNIX é chamado pelo comando cc. Essa ação desencadeia uma sequência de etapas, cada qual traduzindo a codificação do usuário para uma forma de linguagem de nível inferior, que termina com o executável criado pelo lincador.

Passo 3

Realizar as seguintes atividades:

1. Desenvolver uma função matemática que resuma o cálculo do peso teórico de uma

Bobina Filha. Fórmula: Realizar as seguintes atividades:

Algoritmo "Calculo do Peso Teórico"

// Função : Calcular o Peso Teórico de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com