Conceituando Empreendorismo
Dissertações: Conceituando Empreendorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulorick • 13/10/2013 • 373 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
Conceituando Empreendedorismo
A melhor classificação para empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias e oportunidades. Pela visão do autor Joseph Schumpeter (1949):“O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e matérias.”
O autor kirzner (1973) tem uma abordagem diferente, segundo ele o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, identifica as oportunidades na ordem presente, ambos porém, são enfáticos em afirmar que o empreendedor é um exímio identificador de oportunidades sendo um indivíduo curioso e atento a informações, pois sabe que suas chances melhoram quando seu conhecimento aumenta.
Segundo Schumper, o empreendedor é mais conhecido com aquele que cria novos negócios, pode também inovar dentro de negócios já existentes. Nesse caso o termo que se aplica é o empreendedorismo corporativo.
Podem-se classificar oito tipos de empreendedor: empreendedor serial, empreendedor nato, empreendedor que aprende, empreendedor corporativo, empreendedor social, empreendedor herdeiro empreendedor por necessidade, empreendedor planejado.
O empreendedor seria então o cara que detecta qualquer oportunidade e cria um negócio para lucrar sobre ela, assumindo riscos calculados. São aspectos de um empreendedor:
• Ter iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz.
• Utilizar recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive.
• Aceitar assumir os riscos calculados e a possibilidade de fracassar.
É possível ensinar empreendedorismo
Até poucos anos atrás se acreditava que o empreendedorismo era nato, que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. Mas hoje se tem outra visão; que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos aos negócios.
O processo empreendedor
Há pessoas se tornam empreendedoras por acaso, algumas nem sabem qual foi o principal motivo que as levaram a criar uma empresa. Existem vários fatores que influenciam no processo empreendedor:
• Fatores pessoais: realização pessoal, assumir riscos, valores pessoais, educação, experiência, insatisfação com o trabalho, ser demitido, idade.
• Fatores sociológicos networking, equipes, influência dos pais, família, modelos (pessoas de sucesso).
• Fatores pessoais: empreendedor, líder, gerente, visão.
• Fatores organizacionais: equipe, estratégia, estrutura, cultura, produtos.
...