Condomínio Industrial
Ensaios: Condomínio Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DanielaCM • 3/6/2014 • 394 Palavras (2 Páginas) • 193 Visualizações
Primeiramente, "condomínio industrial" refere-se a configuração onde alguns fornecedores, escolhidos pela montadora, estabelecem suas instalações nas adjacências da planta da montadora e passam a fornecer componentes ou subconjuntos completos.
A principal característica de um "condomínio industrial" é a presença da montadora como diretora de todo o projeto. Dessa forma, a montadora decide quais produtos serão fornecidos através do condomínio, quais empresas devem fornecer estes produtos, onde elas se localizarão no condomínio, como deverão ser realizadas as entregas, a frequência da entrega e das especificações técnicas do produto e seu preço.
Podemos dizer que a montadora é cada vez mais orientadora das estratégias de todas as empresas a montante, e são estas estratégias que definem a configuração do tecido industrial. A montadora é responsável por toda uma análise de viabilidade quanto a localização, e os fornecedores são convidados, ou pressionados a se estabelecerem segundo as condições que ela apresenta.
Dentre outras características de um "condomínio industrial", temos o fornecimento em subconjuntos, as plantas de alguns fornecedores localizadas nos arredores da montadora ou os galpões de certos fornecedores presentes dentro do terreno da montadora.
"Concentração no core business" é a principal parte de um negócio, ou seja, é o ponto forte e estratégico de atuação de uma empresa. O principal objetivo do core business é fazer com que a organização alcance maior vantagem competitiva para expandir seu negócio, traçando estratégias. No entanto, a maior dificuldade do core business é achar o equilíbrio entre a amplitude e o foco, ou seja, achar a oportunidade ideal para expandir sem perder sua estratégia.
Os custos logísticos devido ao transporte de componentes com altos volumes espaciais ou risco de danos, são levados em consideração para a definição de proximidade entre o fornecedor e o fabricante de automóveis. Os custos originados pela longa distância entre os fornecedores e as montadoras e pela falta da peça no momento da montagem de um automóvel têm levado as grandes montadoras a considerar este fator.
Além disto, a proximidade das instalações permitie a melhor utilização do sistema de entregas just-in-time, já que, dado um certo tempo de atravessamento, quanto mais próximo, mais frequentes podem ser as entregas, menor pode ser o lote e o espaço destinado a ele no fornecedor e na montadora e maior o grio de capital. Assim, podemos observar que a proximidade tende a ser mais importante quanto maiores forem as dificuldades de transporte.
...