Conservação Do Momento Linear
Trabalho Escolar: Conservação Do Momento Linear. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuizDoug • 10/5/2013 • 823 Palavras (4 Páginas) • 1.008 Visualizações
TRABALHO
DE
FÍSICA
Universidade Federal do Estado do Tocantins
Prof.º: Andreas
Aluno: Luiz Felipe Brito Mendanha
Matéria: Física I
Assunto: Conservação do Momento Linear
Conservação do Momento Linear
A conservação do momento linear está dividida em quatro tópicos: Impulso e momento linear, momento linear de um sistema de partículas, conservação do momento linear e Colisões
Para acontecer a conservação do momento linear é necessário que a resultante das forças externas que atuam no sistema seja nula, ou seja apenas ocorreram forças internas.
O que é Momento Linear?
Todo corpo que possui uma massa m e uma velocidade v possui momento linear. O momento linear, também chamado de Quantidade Movimento, é uma grandeza vetorial, de mesma direção e mesmo sentido do vetor velocidade. A unidade de medida do momento linear é 1 kg*(m/s)
Se a resultante das forças exteriores que atuam sobre um sistema é nula, o momento linear do sistema permanece constante.
O que é importante relembrar?
As colisões são divididas em dois grupos: as Elásticas e as Inelásticas (essa subdivida em colisões inelásticas e perfeitamente inelásticas). A colisão inelástica tem como característica o fato do momento linear do sistema se conservar, mas a energia cinética do sistema não. A colisão elástica tem como propriedade o fato de tanto o momento linear como a energia cinética do sistema se conservarem.
Estudo das Colisões
Quando dois corpos colidem como, por exemplo, no choque entre duas bolas de bilhar, pode acontecer que a direção do movimento dos corpos não seja alterada pelo choque, isto é, eles se movimentam sobre uma mesma reta antes e depois da colisão. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma colisão unidimensional.
Entretanto, pode ocorrer que os corpos se movimentem em direções diferentes, antes ou depois da colisão. Nesse caso, a colisão é denominada de colisão bidimensional.
Para uma colisão unidimensional entre duas partículas, temos que:
O Que é coeficiente de restituição?
É a diferença entre o módulo das velocidades finais e as velocidades iniciais (veja a fórmula abaixo).
Quando temos um e=1, significa que temos uma colisão elástica, ou seja, se conservará a energia cinética e o momento angular.
Quando o e for igual a zero, temos uma colisão completamente inelástica, ou seja, os corpos se movimentam como apenas um, não conservando a energia cinética.
Primeiro Exemplo
Uma jogada muito interessante em um jogo de sinuca acontece quando o jogador da uma tacada (na bola branca) e ela colide com uma outra bola, esta sai do repouso e a bola branca para imediatamente após a colisão. Como que acontece essa jogada?
R:. Isto que é necessário para que ocorra está jogada no jogo de sinuca, ou seja, as bolas que possuem massas iguais (mb/mr=1) colidem numa colisão unidimensional (d=0), completamente elástica (e=1).
Segundo Exemplo
O que aconteceria se uma bola de boliche com uma velocidade inicial de 10 m/s (36 km/h) colidisse com uma bola de tênis de mesa (vulgo ping-pong) em repouso, ou seja, com velocidade inicial parada?
A bola de boliche simplesmente levará a bola de tênis de mesa sem uma perda significativa da sua velocidade.
R:. A massa da bola de boliche (a bola azul) é 10 vezes maior que a massa da bola de tênis de mesa (a bola vermelha), e ela colide de forma perfeitamente elástica com a bola vermelha (e=0) unidimensionalmente (d=0),
...