Conservação Do Momento Linear-experimento
Casos: Conservação Do Momento Linear-experimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduhonorato • 28/5/2014 • 728 Palavras (3 Páginas) • 715 Visualizações
Objetivo
Nesse experimento buscamos a aplicação e o entendimento de alguns movimentos relacionados a conservação do momento linear, nesse caso se dará a partir de um experimento que faz uso de duas bolas de massas iguais que são postas uma em movimento ao longo de uma rampa, para que adquira velocidade e outra e deixada em repouso até o choque, e isso para podermos estudar o comportamento desse movimento ao longo do choque. Dessa forma iremos fazer toda a análise com base na conservação do momento linear e sabendo que após o choque a única força que atuara será a força gravitacional.
O principal objetivo desse experimento e nos colocar frente a frente com situações não ideais e estimular nossa capacidade de adaptação e critica a cerca de como devemos proceder em situações da vida cotidiana e geralmente não tiviais, e com isso estimular nosso senso crítico.
Mas o principal objetivo desse experimento e nos deparar com situações não ideais e estimular nossa capacidade e critica a cerca de como devemos fazer em frente a problemas nunca vistos, e com isso nos força a sermos mais ágeis e eficazes em nossas analises e dessa forma podermos vincular a teoria com as adversidades de suas aplicações no cotidiano da ciência e por extensão em nossas futuras áreas de atuação, no caso do grupo na Engenharia Civil.
Introdução
Momento linear “é uma grandeza vetorial que caracteriza o efeito dinâmico de um corpo de massa m, animado com uma velocidade v”, ou seja, é uma grandeza vetorial, com direção e sentido, definido pelo produto da massa pela velocidade de um corpo.
Com a 2º lei de Newton
F=dP/dT
Para acontecer a conservação do momento linear é necessário que a resultante das forças externas que atuam no sistema seja nula, ou seja apenas ocorreram forças internas. De forma clara e direta se o sistema for isolado o momento linear total antes será igual ao momento linear total depois.
Relação entre o vetor deslocamento e o momento linear
Figura 1:Esquema da rampa utilizada
Para que se ache a velocidade da primeira bola, instantes antes do choque e preciso que ela sofra uma ação de uma força externa, no caso do experimento tudo será iniciado pela força gravitacional que colocará a bola em movimento dando a ela uma velocidade, como ponderam acompanhar abaixo:
A velocidade da bola será dada pelo teorema da conservação da energia mecânica, no topo segurando a bola teremos apenas energia potencial, logo após a bola percorrer a rampa na altura de referência igual a zero a energia cinética será máxima e para esse experimento iremos aborda uma situação ideal desprezando as percas de energias por sons e atritos.
Dados:
Altura da rampa=0.1m
Ac. Gravidade= 9.98m/s^²
...