Considerações Finais
Artigo: Considerações Finais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emanuela19 • 29/11/2013 • 719 Palavras (3 Páginas) • 733 Visualizações
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O absenteísmo têm se apresentado como um problema gerencial que deve ser abordado, compreendido e diagnosticado pelos elevados prejuízos causados tanto para o funcionário quanto para a organização.
Como objetivo geral deste estudo, pretendeu-se apontar as causas mais frequentes do absenteísmo no setor de callcenter/telemarketing da Fundação Pró-Rim de Joinville/SC. Em relação aos objetivos específicos, visou-se pesquisar, através de bibliografia, os principais motivos que levavam ao absenteísmo e as medidas que poderiam ser adotadas para a redução do mesmo, quantificar o absenteísmo a fim de analisar a perda percentual para a empresa e apresentar um plano de melhorias para a redução do absenteísmo.
Para melhor entendimento do tema escolhido, procurou-se conhecer o conceito, os motivos, as causas do absenteísmo, assim como, salientar suas consequências e as ações que auxiliam no controle do mesmo no dia a dia organizacional.
De acordo com a bibliografia estudada, pôde-se considerar que o absenteísmo é a somatória das faltas, atrasos e saídas antecipadas em um determinado período, assimilando que suas causas, apesar de variadas, nem sempre se encontram no colaborador e sim na organização, que deve estar atenta à adoção de algumas medidas importantes que contribuem diretamente na motivação dos funcionários, como a correta utilização de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e a utilização da Ergonomia, pois o trabalhador que recebe equipamentos de proteção e que investe em equipamentos corretos e de boa qualidade, interpreta essas atitudes como um ato de preocupação e cuidado com sua saúde. Proporcionar ao funcionário crescimento profissional na empresa, reflete diretamente na motivação do mesmo, pois o colaborador que almeja esse crescimento, procura não faltar e cumprir seus horários. Investir em treinamento direcionado aos gestores contribui na relação interpessoal gestor x funcionário, na resolução de conflitos e no clima organizacional.
Como consequências, o absenteísmo provoca sérios problemas como a desorganização das atividades, a insatisfação e a sobrecarga da equipe de trabalho, a queda na qualidade dos serviços prestados, a limitação de desempenho e consequentemente a queda dos lucros.
Na relação absenteísmo x legislação trabalhista, observou-se que grande parte das ausências dos funcionários estão amparadas por lei, baseadas na CLT (Consolidações das Leis Trabalhistas), e na Constituição Federal. Em alguns casos ou categorias de trabalho, observou-se também o amparo das CCT (Convenções Coletivas de Trabalho), que sempre é constituído em beneficio do trabalhador.
A presente pesquisa evidenciou o interesse do setor de Recursos Humanos, em investigar as causas mais frequentes do absenteísmo, permitindo e incentivando a realização deste estudo. Por ser o ponto mais acessível do trabalhador com a empresa, é cabível à este setor a preocupação em desenvolver ações visando a diminuição do índice de ausências dos funcionários, como, estimular a motivação ao trabalho, a satisfação, propiciar melhores condições de trabalho, ambiente, clima organizacional, além dos aspectos ligados aos salários, benefícios, dentre outros.
Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se pela abordagem quantitativa,
...