Constituição De Uma Empresa Em Manaus
Trabalho Escolar: Constituição De Uma Empresa Em Manaus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Maewellin • 20/11/2013 • 458 Palavras (2 Páginas) • 346 Visualizações
Constituição de uma empresa em Manaus
Em Manaus, são abertas em média dezessete a dezoito empresas por dia e com aumento a cada ano, com exceção de 2010 que só eram quatorze por dia, por conta da crise financeira internacional de 2009.
Assim como são constituídas, também são extintas, porém, em quantidade bem inferior ao índice de criação, em torno de três ao dia.
É necessário se fazer um planejamento do que se quer fazer, quais serão seus interesses e quais objetivos se quer alcançar, pois, a abertura de uma empresa não está voltada totalmente ao fator financeiro, há outras questões pelas quais devem ser bem analisadas e discutidas, como: a idéia de ter um negócio, a qualificação e suas formações, qualidades pessoais, determinação, organização e uma equipe séria e competente. Deve-se pesquisar sobre o ramo, recolher informações, analisar experiências similares, verificar os pontos fortes e fracos e saber como ter crescimento e lucro nos negócios. Após o planejamento, entra a organização das idéias e ideais e subsequente a escolha de qual empresa adotar, lembrando que deve atender às necessidades da mesma, valorizando assim seus pontos fortes e seguir os passos para a abertura legal de uma empresa, tendo em vista o patrimônio a ser integralizado, a responsabilidade por dívidas, se separará ou não os bens da empresa e os bens pessoais e ainda se pretende exercer a atividade sozinho ou em sociedade.
Cerca de 70% das empresas constituídas são micro e pequenas empresas, no entanto, a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) criada recentemente tem grandes chances de ultrapassar os números de micro e pequenas empresas, levando em consideração que o pólo industrial de Manaus cresce a cada dia e que novos shoppings estão surgindo, o que levará Manaus à alta a respeito de aberturas de empresas.
Quais seriam os custos para abertura de uma empresa em Manaus? Primeiramente a Prefeitura avaliará a atividade e local, em Manaus não é cobrada taxa de viabilidade de localização, no passo seguinte, na elaboração do contrato social, com exceção às micro e pequenas empresas, deve-se procurar um advogado registrado na OAB (Ordem de Advogados do Brasil), após isso será registrado na Junta Comercial, é adotado um nome para a empresa, depois vem a obtenção do CNPJ, alvará de corpo de bombeiros, alvará de funcionamento na Prefeitura, após, deve inscrever a empresa no cadastro de contribuintes da Secretaria da Fazenda ou na esfera estadual( contribuinte de ICMS) se a empresa for industrial ou comercial, e se a empresa for prestadora de serviços, deve se cadastrar no órgão municipal (contribuinte do ISS), próximo passo seria a regularização na vigilância sanitária. Considerando todas as etapas de serviços, o custo médio em Manaus chega a ser R$1.923,00.
Distribuição do Custo de Abertura de Empresa em Manaus - AM.
...