Contabiidade Tributaria Etapa 1
Artigos Científicos: Contabiidade Tributaria Etapa 1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thi.martins • 23/11/2014 • 888 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
ETAPA 1:
Passo 1 e 2:
Em decorrência da economia interna, as empresas estão passando por um momento bastante delicado em relação as obrigações tributárias. O ambiente de trabalho está se tornando cada vez mais complexo. A empresa não é um meio isolado, ela está correlacionada com todo o meio que a cerca, possuindo muitas obrigações e responsabilidades sociais ecológicamente corretas, houve uma grande mudança nos paradgmas dos negócios em relação a sociedade como um todo, atender as demandas e as responsabilidades empresariais não é uma situação fácil para os empresários e gestores de hoje, os recursos são escassos e caros além da elevada carga tributária.
Considerando as crises financeira e crise do euro, o momento é bastante delicado para os empresários, tendo em vista as adequações às normas internacionais, bem como transparência e controle interno, com o intuito de combater sonegação fiscal e economia informal as empresas, exige-se assim um maior conhecimento técnico e específico por parte dos profissionais da área.
As empresas devem elaborar um diagnóstico empresarial, identificando os pontos fortes e os pontos fracos da gestão, dentre eles, podemos citar os mais importantes e necessários: Controle de estoque, pesquisa de mercado, controle de custos e despesas, customização, precificação, identificação de tributos (mercado local interior, fora do estado e do país), CND dos tributos federais; CND dos tributos estaduais, CND dos tributos municipais, CND do FGTS, CND da Previdência, informação sobre processos trabalhistas, informações sobre processos tributários, processos civis, criminais, pequenas causas, informações sobre responsabilidade social e ambiental, sobre irregularidades fiscais dos sócios e demais, análise do custo benefício por produto, análise de índices financeiros e economicos, análise de viabilidade economica, analise de viabilidade economica e demais informações necessárias para viabilizar o bom funcionamento e andamento da empresa. Além de todas essas exigências, outras tantas como Certificações, Multas, etc somam diversas situações que inviabilizam os investimentos e outros incentivos para melhoria do empresariado em ãmbito municipal, estadual e nacional.
Para reduzir os riscos é necessário muita inteligência do aplicador e gerenciador do empreendimento, pois a evolução tecnológica de hoje ajuda a transparecer e controlar os sistems gerais. A introdução e adequação das normas IFRS, USGAAP, IASB, FASB, CPC, CFC, CVM, IMBRACON, NF-e, CT-e, NFS-e, SPED, EFD etc, todos esses sistemas causam uma certa inquietação nos gestores e profissionais que não estão preparados para lidar com tanto controle e interferência externas no mundo interno das empresas que gerenciam.
As empresas são constantementes fiscalizadas, o momento é de introdução a globalização empresarial, as DARF´s, Ajustes Monetários e os PES são intrumentos implantados nos processos impresariais que servem para controlar e retratar melhor a realidade efetiva da empresa, além dos números, influenciam na tomada de decisões estrtégicas mais adequadas ao ambiente empresarial. A contatbilidade gerencial voltada para identificar, tratar e gerenciar os tributos inseridos nos fatos e atos contábeis, a contbilidade tributária, viabiliza o patrimonio da empresa no exercício de sua atividade economica, obter o conhecimento do tributo é essencial, caracterizando o empreendimento em IMUNE ou ISENTO, o conhecimento das normas, regulamentos, portarias e legislação vigente é fundamental, para que o sonho do sucesso não se torne um pesadelo. Uma solução encontrada pelo governo é fazer incentivos fiscais, renúncias fiscais, reduzindo entraves burocráticos e favorecendo os mais necessitados, estabelecndo uma redução de impostos devidos nas áreas sociais, culturais, e esportivas, mas elas não afetam os cofres públicos.
Hoje a situação é tão delicada que os profissionais da contabilidade, auditores, perícia, acessores e consultores contratam seguros para garantir responsabilidades, e estes seguros só dão garantia e indenizam apenas as atividades lícitas e probas com atenção especial a erros, dolo e incosistência contábil diante das avaliações e análise por parte de intituições financeiras como a CVM , IMBRACON, SESU investidores e financeiras que se utilizam dos seus demonstrativos para investimentos.
A Contabilidade Tributária auxilia na antecipação dos riscos que os profissionais possam sofrer, no cenário economico globalizado é necessário manter o equilíbrio nos aspectos
...