Contabilidade Avançada 2 8 Semestre
Pesquisas Acadêmicas: Contabilidade Avançada 2 8 Semestre. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellysfabiana • 13/11/2013 • 1.343 Palavras (6 Páginas) • 282 Visualizações
RESUMO
Portanto elaboramos este trabalho com o objetivo de refletirmos um pouco sobre a realidade brasileira no que diz respeito as nossas crianças, conhecermos um pouco mais sobre seus direitos e tentarmos juntamente com a sociedade mover ações na busca de conscientizar a todos sobre o trabalho infantil e a criminalidade.
Palavras-chave: Crianças, Sociedade, Direitos, Constituição.
ABSTRACT
So we make this work in order to reflect a little about the situation in Brazil regarding our children, we know a little more about your rights and try to move along with society actions in seeking to educate everyone about child labor and crime.
Keywords: Children, Society, Rights, Constitution.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.......................................................................................................08
TRABALHO INFANTIL E CRIMINALIDADE....................................................09
SOCIEDADE LEITORA.........................................................................................10
CONCLUSÃO.........................................................................................................12
BIBLIOGRAFIA.....................................................................................................13
INTRODUÇÃO
Este Trabalho tem o objetivo de refletir sobre a realidade brasileira por meios de análise de fatos sociais relevantes e contemporâneos, compreender a importância dos direitos fundamentais no sistema jurídico brasileiro observando a qualidade da constituição e os atos do Poder Público no que diz respeito a realidade infantil.
TRABALHO INFANTIL E CRIMINALIDADE
Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no País.
Todos os dias deparamos com essa realidade crianças que deveriam estar na Escola estão trabalhando, pois precisam ajudar seus pais na renda familiar, crianças que perdem sua infância, abandonam seus estudos e deixam para trás um futuro promissor, tendo que trabalhar arduamente dia após dia na busca de sobrevivência da família, isso tudo graças à realidade econômica do País, que favorece uns e desfavorece outros, não fornecendo condições suficientes para as famílias mais empobrecidas se sustentarem sem a ajuda de seus filhos menores.
Por outro lado muitos pais obrigam seus filhos trabalharem desde pequenos, pois não entendem que os estudos são o melhor para eles, acham que trabalhar desde cedo vai torná-los homens de bem ao contrario do que diz a constituição: que é proibido trabalho para menores de 16 anos, e também lugar de criança é na escola.
Um Poema de Fernando Peixoto reflete bem essa realidade ele diz:
Tem apenas doze anos o miúdo.
Doze séculos, já, de frustração.
Doze séculos inteiros de absurdo.
E poucos, muito poucos de ilusão.
Doze anos num rosto graúdo.
E tantos, já na luta pelo pão!
Meu menino lindo a quem falta tudo!
Meu menino, meu filho, meu irmão!
Teu corpo frágil move-se na dança
Horripilante dum trabalho duro
C’o música das máquinas por fundo
As tuas mãos, pequenas, de criança.
Ganham calos brincando c’o futuro
Enquanto esperas que melhore o mundo.
Mas ligado a isso temos também um outro problema muito preocupante que é a criminalidade infantil e está associada às mesmas causas do trabalho infantil, pois as desigualdades e a exclusão social impendem muitas crianças de gozar de seus direitos à vida, à saúde, à educação e principalmente à felicidade e as levam ao mundo do crime, pois necessitam de uma maneira de sobrevivência e é no crime e nas drogas que elas encontram essa sobrevivência.
Muitas delas abandonam seus familiares para viver nas ruas sem direito à escola, saúde, moradia estando à mercê da própria sorte, pois são objetos cobiçados pelos criminosos, devido serem de menores são amparados pela Lei
...