Contabilidade DESENVOLVIMENTO
Tese: Contabilidade DESENVOLVIMENTO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: cido.messias • 8/11/2013 • Tese • 726 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
2 DESENVOLVIMENTO
A contabilidade é uma das ciências mais antigas e estudadas pelo homem e como toda ciência, a contabilidade também recebeu uma serie de estudiosos, cientistas e pesquisadores, ela tem como objetivo mostrar a situação da entidade, para pessoas ligadas diretamente a ela; como sócios, acionistas, e principalmente os proprietários, essas pessoas buscam saber a rentabilidade e a segurança de seus investimentos.
Os primeiros sinais da existência da contabilidade foram descobertos por volta de 8.000 á 3000 a. C., na região da mesopotâmia, nesta época o homem já era capaz de fazer seus controles de bens e produção, em 1494 surgiu a escola contista a primeira de muitas que vamos citar ela nos ensina o método da das partidas dobradas, em 1867 onde surgi a escola personalista, cujo sua teoria era baseada na teoria de Giuseppe Cerboni, a escola ensina de que as contas deveriam ser abertas em nomes de pessoas especificas, tanto físicas como jurídicas, Cerboni também defendia a opinião que a entidade deveria ser constituída por seu proprietário, ele foi também o precursor da contabilidade como um ramo cientifico, não só limitada aos registros.
Também logo após surgiu a escola matemática uma escola de pensamento contábil não tão relevante no contexto histórico, porem essa escola não contribuiu tanto para o desenvolvimento contábil, chegamos aos anos 1880 com o surgimento da escola controlista, na Itália no final do século XIX, sendo criador da escola Fabio Besta, que tinha visão focada no usuário interno, nota-se principalmente que na escola controlista surgiu o ano civil como período do exercício administrativo e a preocupação da continuidade da gestão, Vitorio Alfieri, Carlo Ghidiglia, Pietro Rigobon, Pietro D’ Alvise, contribuíram para o desenvolvimento dessa escola.
Em 1887 surge a escola morte americana que se preocupa com a separação da contabilidade financeira e gerencial com o foco na necessidade do usuário externo e interno. Também no final do século XIX Jean Dumarchey iniciou a escola neocontista e que tem o foco no estudo da revelação patrimonial e suas modificações, em 1919 surgi a escola alemã que ressalta a importância pelo balanço da situação patrimonial e de seus resultados. Vicenzo cria a escola patrimonialista que destaca o patrimônio da entidade e a variação deste patrimônio como objetivo de estudo.
A contabilidade no Brasil surgiu por volta do ano 1808, com a chegada da família real, com ela veio o método das partidas dobradas, obrigadas pelo patrono Dom João VI, aos contadores, em 1850 surge o código comercial brasileiro, que obrigada a escrituração de todo comerciante em determinados livros.
Em 19870 acontece a primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial nº 4.475, reconhecida como profissão oficialmente como guarda livros da corte, considerada profissão regulamentada no pais. Dentre as competências exigidas desses profissionais, estavam quase sempre o conhecimento da língua portuguesa, francesa e posteriormente ao advento as maquinas o eficiente conhecimento das técnicas datilográficas.
Vemos no Brasil duas influencias preponderantes na contabilidade, que são a fase com evidencia da intervenção da legislação no desenvolvimento de procedimentos contábeis e a influencia das escolas italianas de pensamento
...