Contabilidade De Custo 5 Semestre
Artigos Científicos: Contabilidade De Custo 5 Semestre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleicekely • 30/5/2014 • 1.042 Palavras (5 Páginas) • 396 Visualizações
Etapa 1
Passo 2
PRINCIPAIS CONCEITOS E TERMINOLOGIAS DE CUSTOS
A área de Custos é uma das mais importantes de uma empresa, principalmente industrial, pois dela os empresários e empreendedores precisam de uma ampla gama de informações e dados, que possibilitem a elaboração de planos de negócios ou de um bom planejamento financeiro e tributário, importantes para as tomadas de decisões.
Segundo Martins (2010, p. 21) a Contabilidade de Custos “tem duas funções relevantes: o auxílio ao Controle e a ajuda às tomadas de decisões”. No que tange ao Controle, sua importância está na missão de fornecer dados para se estabelecer padrões, orçamentos, previsões e, posteriormente, acompanhar o que foi realizado efetivamente, comparando com o que foi definido.
A empresa, pois, precisa implantar um eficiente, adequado e eficaz sistema de controle e análise de custos, inclusivamente prevendo o futuro crescimento da empresa.
Conceitos e terminologia em custos
Para fabricar produtos, uma indústria é obrigada a fazer uma série de gastos relacionados à produção. Tais gastos são chamados de Custos de Produção. Nas diversas fases ou processos de produção poderá correr perda decorrente de alguma anormalidade, deterioração de matéria-prima ou outro bem e até mesmo o gasto de mão de obra durante o período de greve. Há também os gastos com investimentos para aquisição de bens móveis e imóveis. Numa empresa comercial também há gastos, que podem ser custo ou despesa.
Terminologia em custos
Afinal, o que significa gastos, custos, investimentos, despesas e perdas?
Gasto é o sacrifício financeiro com o qual uma organização, uma pessoa ou um governo, têm que arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a obtenção direta de um produto ou serviço qualquer e até mesmo na obtenção de outros bens ou serviços a serem respectivamente fornecidos ou prestados. Ex.: Compra de matéria-prima, aquisição de máquinas e equipamentos.
Custo é o gasto feito pela organização com bens e serviços para produção de outros bens ou serviços. Ex.: Matéria prima, energia aplicada na produção de bens, salários e encargos do pessoal da produção.
Investimento é o gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros. Ex.: Matéria-prima (investimento temporário), máquinas (investimento permanente), ações adquiridas de outras empresas. Tem-se como investimento a aplicação de capital em meios de produção, visando aumentar a capacidade produtiva (instalações, máquinas, transporte, infraestrutura) ou seja, em bens de capital.
Despesas é o gasto com bens e serviços consumidos direta e indiretamente para obter receitas (com venda de produtos) e aplicados na manutenção da atividade da empresa, mas não são utilizados nas atividades de produção. Ex.: Salários da administração e de vendas, serviços de consultoria, pró-labore da diretoria, materiais de escritório. A diferença precípua entre custo e despesa é que a despesa será debitada diretamente numa conta de Resultado, no período em que é incorrida, enquanto custo será debitado numa conta de Estoque (Ativo), e só será baixado e transferido para uma conta de Resultado no momento da venda do bem ou serviço.
Perda é o bem ou serviço consumido de forma involuntária ou anormal. Ex.: Perdas com incêndios, deterioração de estoques. A perda não é um sacrifício feito com a intenção de obter receita.
Classificação dos custos – diretos e indiretos
Com o aparecimento das indústrias, a contabilidade tornou-se mais difícil e complexa, havendo necessidade, segundo Martins (2010, p. 21), “de resolver os problemas de mensuração monetária dos estoques e do resultado”.
A seguir, é apresentada uma classificação e também de outros conceitos importantes dos custos.
Além dos conceitos e das terminologias já descritas é importante também que se tenha uma ideia do significado de outros termos ligados a custos.
Alguns custos podem ser diretamente apropriados aos produtos, enquanto outros não oferecem condições
...