Contabilidade Etapa1a4
Artigo: Contabilidade Etapa1a4. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naira2013 • 26/5/2014 • 4.083 Palavras (17 Páginas) • 256 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO – TEORIA DA CONTABILIDADE
SUMÁRIO
Introdução 03
Etapa 1 04
Passo 2 04
Etapa 2 06
Passo 1 .06
Passo 2 .07
Etapa 3 .08
Passo 1 .08
Passo 2 .09
Etapa 4 .10
Passo 1 .10
Passo 2 .12
Passo 2 .13
Considerações Finais .15
Bibliografia...................................................................................15
INTRODUÇÃO
O intuito desta pesquisa é aprofundar conhecimentos referentes ao surgimento da teoria da contabilidade, analisar quais foram os acontecimentos que ocasionaram o esse processo evolutivo na história. Tendo como base compreender a importância da Contabilidade, quais os motivos e a necessidade do homem de se organizar no decorrer dos anos, esclarecendo de uma forma ampla quais são os objetivos, os princípios e os postulados da Teoria da Contabilidade.
Passo2
A Origem da Contabilidade
A noção intuitiva de conta e, portanto, de contabilidade seja, talvez, tão antiga quanto a origem do Homo Sapiens. Os primeiro sinais objetivos da existência da contabilidade são de aproximadamente 2.000 a.Ccom os sumérios. O homen primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, ja estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade. um mercado baseado na troca de mercadorias, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuia de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação a outra.
É provável que outras formas de contagem de bens tenha sido realizadas antes disto, talvez por volta do quarto milênio antes de cristo. A contabilidade teve uma evolução lenta até o surgimento da moeda. Pois antes era apenas uma pura troca de mercadorias sem avaliação monetária.
Os Primeiros Sinais que Evidenciam a Existência da Contabilidade na Antiguidade
Os primeiros registros foram processados de forma rudimentar na memória do homem. Como este é um ser pensante, inteligente, logo encontrou formas mais eficiente de processar ou seus registros, utilizando gravações e outros métodos alternativos. As primeiras escritas contábeis datam do término da Pedra Polida, quando o homem conseguiu fazer seus primeiros desenhos e gravações. Os registros combinavam o figurativo com o numérico. Gravava-se a cara no animal cuja existência se queria controlar e o número de cabeças existentes. Os egípcios legaram um riquíssimo acervo aos historiadores da Contabilidade, e seus registros remontam 6.000 anos a.C. A escrita do Egito era fiscalizada pelo Fisco Real, o que tornava os escriturários zelosos e sérios em sua profissão. Tudo indica que foram os egípcios os primeiros povos a utilizar o valor monetário em seus registros, utilizava uma moeda cunhada em ouro e prata como base.
O desenvolvimento da contabilidade está ligado à necessidade de registros o homem enriquecia, Com o rompimento da vida comunitária, surgiram às divisões e o senso de propriedade, cada pessoa criava sua riqueza individual e dessa forma começava a praticar atos de comércio através da troca de bens e mercadorias.
Passavam a ter bens e isso impunha o uso de técnicas para controlar e preservar o seu patrimônio. À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe o quanto poderia render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Tais informações, já não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registros.
Foi o pensamento do “futuro” que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção, etc. Com o surgimento das primeiras administrações particulares, aparecia à necessidade de controle, que não poderia ser feito sem o devido registro, a fim de que se pudesse prestar conta da coisa administrada.O desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever) no Egito antigo facilitou extraordinariamente o registro das informações sobre negócios.À medida que as operações econômicas se tornavam complexas o seu controle se refinava.
A Evolução da Contabilidade desde os Primeiros Registros até as Partidas Dobradas
O registro de um fato em sua causa e efeito fez surgir o que se chama de Partidas Dobradas, sendo que todo Débito equivale a um Crédito e vice-versa.
Existem várias especulações sobre o surgimento desta técnica de Partidas Dobradas, mas seu autor, em verdade, não se conhece. Vários fatos impulsionaram seu surgimento, entre eles destacam-se o crescimento do Capitalismo nos fins da Idade Média, a aplicação dos números arábicos à escrituração e a maior necessidade de dar relevo às contas do lucro e outros.
A influência da matemática, o fato de a escrita contábil estar atada ao cálculo desde seus primeiros tempos e ter-se intensificado seu ensino nas escolas de matemática, tudo isto nos fez aceitar a força da mente lógica como geradora do processo das Partidas Duplas. O hábito das equações, o valor das matemáticas associadas à contabilidade, pode ser gerado a hábito da igualdade de Débito e Crédito, e esta nos parece uma hipótese bastante forte no campo histórico. Em novembro de 1494, o franciscano italiano frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil “relevante”, consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.
O conceito de dualidade freqüentemente utilizado para justificar as partidas dobradas apenas exige que sejam reconhecidos dois lados de cada transação. Isto poderia ser com
...