Contabilidade Financeira
Artigo: Contabilidade Financeira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: helenhta • 4/9/2013 • 5.134 Palavras (21 Páginas) • 1.055 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA - UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS – EAD
DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTERNACIONAL
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
BRASÍLIA
ABRIL 2013
Grupo Mcdonalds
JAQUELINE RIBEIRO DOS SANTOS RA: 2027861540
MAYRA MACIEL RODRIGUES RA: 2039115458
RICARDO DELALIBERA RA: 2010803383
HELEN ALVES BRASIL RA: 2012772178
PAULO ROBERTO RIBEIRO DA ROCHA RA: 2061116534
DEISY CARLA BARBOSA FROTA RA: 2041983027
O grupo Mcdonalds apresentada à disciplina de:
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
Atividade Prática Supervisionada
Tutor Presencial: Gleyson Carvalho
Professor Me. EAD:
Curso: Ciências Contábeis – EAD /Semestre: 7º
Disciplina: Contabilidade Internaconal
BRASÍLIA
ABRIL 2013
Sumário
INTRODUÇÃO 1
CAPITULO I 2
1. RESPONDENDO SOBRE AS ADERENCIAS ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS 2
1.1. QUAIS OS DESAFIOS PARA O CONTADOR FRENTE À CONTABILIDADE INTERNACIONAL? 2
1.2. QUAIS OS DESAFIOS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS? 2
1.3. DESTAQUE AS DIFERENÇAS, PADRÕES E PRÁTICAS ENTRE OS PAÍSES. 4
CAPITULO II 5
1. SÍNTESE SOBRE IAS 1 – APRESENTAÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 5
CAPITULO III 8
1. SÍNTESE A IAS 2 – ESTOQUES 8
CAPITULO IV 13
1. SINTESE SOBRE A IAS – ATIVOS INTANGÍVEIS 13
CONCLUSÃO 17
BIBLIOGRAFIA 18
Introdução
Nesta atividade prática supervisionada da disciplina Contabilidade Internacional, vamos apresentar no Capitulo I as respostas para algumas questões sobre Aderência às Normas Internacionais de Contabilidade pelas Empresas Brasileiras, como:
Quais os desafios para o contador frente à contabilidade internacional?
Quais os desafios para as empresas brasileiras?
Quais as diferenças, padrões e praticas entre os países?
No capitulo II apresentamos um resumo sobre as IAS 1 – Apresentação de Demonstrações Financeiras, apresentando seu conceito e principais caracteristicas.
A síntese dos principais pontos sobre a IAS 2 – Estoques é encontrado no Capitulo III , e no capitulo IV destacamos os principais pontos sobre IAS – Ativos Intangiveis.
Capitulo I
1. RESPONDENDO SOBRE AS ADERENCIAS ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE PELAS EMPRESAS BRASILEIRAS
1.1. Quais os desafios para o contador frente à contabilidade internacional?
O profissional contábil deve ter uma postura voltada para o resultado, demonstrar corretamente o Balanço e o Resultado para que quem estiver analisando possa entender esta contabilidade em um padrão mundial, que será entendida da mesma forma pelos analistas Brasileiros ou do exterior.
É uma mudança primorosa, pois esta nova contabilidade irá refletir a situação patrimonial correta da empresa e não a situação baseada em normas fiscais.
Alguns profissionais podem sentir se contrariados com esta mudança, pois estão habituados a gerar suas informações em bases fiscais e para eles é um “sacrilégio” mudar os números e não refletir o que o Fisco exige. Mas ai é que está a evolução do profissional contábil. Este mesmo profissional terá que “andar em dois mundos” o mundo Fiscal e o mundo da Contabilidade Internacional, precisarão criar uma metodologia onde possa extrair de seu Balancete os números para atender o Fisco e a Contabilidade Internacional.
A postura para compreender as normas internacionais o Contador deverá ficar atento em atender as normas fiscais e também refletir em sua contabilidade as bases para tomada de decisões pelos gestores.
O Contador terá que contabilizar a depreciação para atender o fisco e contabilizar a depreciação para atender as normas internacionais que irão refletir realmente a depreciação correta dos bens, a depreciação que no final quando o bem for vendido, não irá gerar ganhos ou perdas extraordinárias.
1.2. Quais os desafios para as empresas brasileiras?
Atualmente, podemos mencionar que temos três práticas de IFRS paralelas:
IFRS Integral, IFRS para Pequenas e Médias Empresas e ainda IFRS para Microempresas. Cada modelo, expressa obrigações e fatos diferenciados que devem ser interpretados pelos profissionais contábeis e pelos empresários.
As Sociedades Anônimas de Capital Aberto e as Sociedades de Grande Porte, cujo Ativo supera R$ 240.000.000,00 e ou Faturamento Bruto Anual supera R$ 300.000.000,00 terão que adequar-se ao modelo integral e dessa forma, será necessário o entendimento e a adoção dos Pronunciamentos do CPC, bem como Orientações OCP e Interpretações ICPC. Trata-se do modelo mais complexo e mais completo, visto que tratam de diversos pontos relativos às práticas, estimativas e principalmente divulgações.
As empresas que não atingem os parâmetros
...