Contabilidade Geral
Exames: Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joycemace • 11/4/2013 • 548 Palavras (3 Páginas) • 411 Visualizações
Passo 3
A Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), elaborada simultaneamente com o Balanço Patrimonial, constitui-se no relatório sucinto das operações realizadas pela empresa durante determinado período de tempo, nele sobressai um dos valores mais importantes ás pessoas nela interessadas, o resultado líquido do período, lucro ou prejuízo.
Receitas – São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido. Vários tipos de ativos podem ser recebidos ou aumentados por meio da receita; exemplos incluem caixa, contas a receber, mercadorias e serviços recebidos em troca de mercadorias e serviços fornecidos.
Lucro Bruto – É a diferença entre a receita líquida de vendas de bens ou serviços e o custo das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados.
Lucro Operacional - Será considerado como lucro operacional o resultado das atividades, principais ou acessórias, que constituam objeto da pessoa jurídica. Ou seja, o lucro operacional é igual às receitas totais das operações menos os respectivos custos totais.
Lucro Líquido - Equivale ao lucro bruto menos as deduções de imposto de renda e de outras taxas que a empresa tenha que pagar.
Passo 2
Balancete
O balancete de verificação é um demonstrativo auxiliar que relaciona os saldos das contas remanescentes no diário. Imprescindível para verificar se o método de partidas dobradas está sendo observado pela escrituração da empresa.
Por este método cada débito deverá corresponder a um crédito de mesmo valor, cabendo ao balancete verificar se a soma dos saldos devedores é igual a soma dos saldos credores.
Este demonstrativo poderá ser utilizado para fins gerenciais, com suas informações extraídas dos registros contábeis mais atualizados. O grau de detalhamento do balancete de verificação deverá estar adequado a finalidade do mesmo. Caso o demonstrativo seja destinado a usuários externos o documento deverá ser assinado por contador habilitado pelo conselho regional de contabilidade (CRC).
Geralmente o balancete é disponibilizado mensalmente, servindo assim como suporte aos gestores para visualizar a situação da empresa diante dos saldos mensurados, sendo um demonstrativo de fácil entendimento e de grande relevância e utilidade prática.
Exemplo de um Balancete de Verificação
Balancete Mensal de Verificação - ABR/2012
Contas Natureza Débito Crédito
Caixa
Bancos cta. Movimento
Duplicatas a Receber
Mercadorias
Imobilizado
Fornecedores
Empréstimos e Financiamentos
Capital Social
Lucros ou Prejuízos Acumulados
AC
AC
AC
AC
ANC
PC
PC
PL
...