Contabilidade Geral
Trabalho Escolar: Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: conceicaoalves • 16/3/2014 • 952 Palavras (4 Páginas) • 327 Visualizações
EMPRESAS DO COMÉpremissa para continuidade e/ou desenvolvimento da empresa. E a correta gestão de custos com análise de cada direcionador, proporciona à empresa sua manutenção no mercado. A contabilidade de custos é o ramo da ciência contábil que a empresa pode efetivar informações que auxiliem na tomada de decisões. Avaliando esses aspectos esse estudo buscou responder ao seguinte questionamento como as informações gerencias obtidas através da contabilidade de custos contribuem no processo de tomada de decisões no Grupo varejista de calçados ABC Ltda na cidade de Feira de Santana – BA? A metodologia utilizada para o desenvolvimento desse estudo consistiu em estudo de caso precedido de um levantamento bibliográfico. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado questionário junto à empresa. Os resultados encontrados demonstraram que o uso da Contabilidade por meio de seus relatórios, e análise vem contribuindo para o Grupo varejista de calçados ABC Ltda. realizar o seu processo de tomada de decisões.
Palavra-Chave: Contabilidade de Custos, Informação Gerencial e Tomada de decisão.
1. INTRODUÇÃO
Com a evolução da tecnologia e a busca por adquirir produtos e/ou serviços de melhores qualidades, os empresários necessitam adaptar-se às exigências do ambiente externo quanto interno para que possam continuar inseridas nos mercados atuais, como também conquistar novos nichos de mercado. E a contabilidade, como ciência gestora do patrimônio, torna-se uma ferramenta no processo de gerenciamento e determinar novos rumos para o empreendimento.
_____________________
• Pós graduanda em Esp. em Contabilidade Gerencial. UEFS- Universidade Estadual de Feira de Santana.
Para Drucker (1998, p.25) “a contabilidade é um instrumento eficaz de extrema importância para qualquer empresa independente do ramo de atuação, do tamanho da empresa ou da região”.
Indubitavelmente, o atual cenário nacional exige das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, habilidades e esforços, no sentido de promover o crescimento harmônico e a interação efetiva da organização e o sistema de informação com a contabilidade de custos que surgiu da necessidade do fornecimento de informações relevantes e oportunas para serem utilizadas em decisões gerenciais.
No que se refere à contabilidade de custos, pode-se dizer que esta atende a varias necessidades dos gestores, uma vez que, segundo Pizolato (2000) a sua importância resultar de uma constatação, a de que a massa de elementos coligados para a determinação de custos proporciona uma base ampla e ao mesmo tempo sólida para justificar, basear ou estimular decisões gerenciais.
Para Horngren (1978), um sistema contábil é um meio formal de se reunir elementos para auxiliar e coordenar decisões coletivas de uma organização. E é o maior sistema de informações quantitativas de quase todas as organizações. Um sistema contábil eficaz proporciona informações para três finalidades:
a) relatórios internos para administradores, para uso no planejamento e controle das atividades de rotina;
b) relatórios internos a administradores, para serem usados no planejamento estratégico, ou seja, na tomada de decisões e na formulação de políticas globais e de planos de longos prazo.
c) relatórios externos para acionistas, para o governo e para outras partes externas.
A contabilidade pode ainda ser vista como a linguagem financeira universal no mundo dos negócios e a harmonização de suas normas é um processo extremamente necessário e relevante para as empresas, que operam em diversos países e que precisam reportar informações ás suas controladoras ou aos seus usuários. Com isso, a divulgação de informações sobre o desempenho econômico-financeiro de uma empresa deve ter o respaldo de normas
...