Contabilidade Geral
Tese: Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gislainediasdeca • 5/4/2014 • Tese • 1.240 Palavras (5 Páginas) • 197 Visualizações
Etapa 01
Passo 01
Ler com atenção o Capítulo 1 do Livro-texto da disciplina e responda as seguintes perguntas:
1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?
A finalidade da contabilidade é a de controlar o patrimônio, com objetivo de fornecer informações sobre sua composição e variação, estas que podem ser de natureza econômica e financeira aos usuários internos e externos, para auxiliar no processo de tomada de decisão, pois proporciona uma melhor visão e mais detalhada da situação da empresa, podendo assim tomar decisões mais fundamentadas e corretas.
2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?
Administrador cuida do regime de caixa, verifica os demonstrativos contábeis, analisando os riscos e os retornos para a empresa com o objetivo de aumentar a lucratividade; já o contador cuida do regime de competência, coleta todas as informações financeiras (atos e fatos contábeis) desenvolvendo e fornecendo dados que verifica o desempenho da empresa por um todo.
3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar qual você escolheria e por quê?
Dentre as mais diversificadas áreas onde se possa atuar um contabilista, chegamos a um senso comum e escolheríamos a função de analista de contabilidade, pois este cargo orienta e executa atividades relativas a analises, classificações e conciliações contábeis e financeiras, onde gera o processo de pagamentos e recebimentos da empresa, alem de o mercado de trabalho ser promissor, assim é muito importante estar bem informado sobre a legislação, realizando um bom trabalho e fornecendo informações corretas ao empresário e ao governo.
4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.
Antigamente não se conhecia números ou moedas e mesmo assim já existia a contabilidade que surgiu no inicio da civilização, (4.000 a 6.000 a.C). O comércio se dava através de escambo, e animais eram protagonistas do comércio mercantil. Criavam rebanhos de ovelhas e a melhor forma de contabilizá-las eram usando pedrinhas para representá-las. Faziam apuração destas ovelhas em um dado período, utilizando as técnicas de representação (pedras) para determinar o aumento ou diminuição das mesmas, e comparando com os rebanhos dos criadores vizinhos para saber quem progrediu mais neste intervalo de tempo, avaliando suas riquezas, rendimentos e prejuízos, como uma espécie de inventario.
No século XIX, ela cresceu cientificamente, e houve um progresso nesse campo onde o conhecimento se transformou em algo de interesse para a área da administração de entidades sendo ai, dignada metodologia cientifica.
A contabilidade se faz presente a todos os instantes de nossas vidas, assim, ela não é exata, pois é geradas modificações a cada fenômeno ocorrido, e o mesmo acontece nas empresas, referente ao seu patrimônio.
No Brasil a legislação contábil, refere-se às demonstrações contábeis publicadas num período de um ano.
Com o surgimento do mercado globalizado-que acirrou a concorrência- a informação contábil tornou-se imprescindível, uma vez que, a estratégia para a subsistência é a criação de vantagens competitivas, possibilitando às empresas a competição com grandes corporações, desenvolvendo-se de modo a alavancar e se expandir mundialmente, com mais segurança.
Passo 02
Ler o texto: Patrimônio, de Autoria de Ricardo J. Ferreira, e em no máximo duas laudas redijam resumo sobre o documento, mencionando o que vocês entenderam por “bens”, “direitos”, “obrigações” e “Patrimônio”.
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, tudo que investiu, gastou. São todas suas obrigações.
Bens e Direitos: São o que a empresa tem algo que pode ser usado em eventuais necessidades, algo aplicado ou investido.
Obrigações: Visa o crescimento e sustentabilidade no mercado, é cumprir com as normas, regras e leis constitucionais, governamentais e estaduais. Manter-se em dia com as contas, fornecedores, clientes e funcionários.
Passo 03
Criar uma empresa fictícia. Reunir-se e eleger um segmento de negócio dando preferência para uma atividade comercial. Criem o nome da empresa e estipulem qual o valor do Capital que a empresa precisa para abrir suas portas, utilizando a criatividade para misturar valores e bens diversos, como automóveis, imóveis, máquinas etc.
Seguindo a tendência de correria da vida moderna, montar um restaurante pode ser uma boa opção. As pessoas estão cada vez menos indo as suas casas almoçar, devido a distancia, trânsito, custo de deslocamento, tempo, etc. Analisando esta tendência iremos montar um restaurante com estilo tradicional de atendimento, aquele em que o cliente senta-se à mesa que foi reservada ou não e espera pelo atendimento cordial de um garçom.
Integralização de capital, R$
Para darmos inicio as nossas instalações foi necessária a escolha de um local amplo com banheiros e salão para as mesas.
Locação
...