Contabilidade Geral
Dissertações: Contabilidade Geral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jheffss • 26/5/2014 • 1.669 Palavras (7 Páginas) • 204 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta uma definição dos conceitos básicos da contabilidade, e tem como atributos disporem de informações úteis para seus inúmeros usuários.
O entendimento único de passivo como fator de origem de recursos ou exigibilidades podem sugerir falhas, o fluxo de geração do lucro sofre intensa participação da despesa, no Brasil o estudo do referido tipo societário ganhou bastante importância.
Nas demonstrações contábeis, as características qualitativas são os atributos que tornam as demonstrações contábeis úteis para os usuários, são partes integrantes das informações financeiras divulgadas por uma entidade.
E não esquecendo que as sociedades anônimas no mundo atual, objetiva a forma dominante do processo de acumulação de capital que tem por essência sua estreita relação com os investimentos financeiros.
ABSTRAC
That works introduces the basic concepts of accounting and is useful attributes have available useful information to its many users.
The only passives understanding as the source of funds or liabilities many arise factor failures; the flow of profit generation suffers intense participation of the company in Brazil to study the type of company that had a very important gain.
In the financial statement, the qualitative characteristics era the attributes that make financial statements useful to user, are members of the financial information disclosed buy a body parts.
And not forgetting that corporations in the word today, objectively the dominant form of capital accumulation process, which is essentially its close relationship whit financial investments.
O OBJETIVO DA CONTABILIDADE
Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. Sistema de informação é o conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
O usuário tende a ser pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.
Informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
Objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma e devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades, mas, quanto à metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo.
Quanto as finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia, é parcialmente social uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ativo = passivo + patrimônio líquido).
Em relação à vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que podemos dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhanças pode-se citar o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é o objetivo a ser cumprido. Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere lucro.
Uma pessoa física também faz investimentos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento não palpável, como faculdade, cursos e especializações.
As receitas são um ponto onde há muita semelhança e pequenas divergências entre pessoa jurídica e pessoa física. Ao passo que nós temos geralmente uma só fonte de renda, as empresas se munem de vários clientes sejam eles outras empresas ou até mesmo o consumidor final. As entradas se dão uma ou duas vezes ao mês para nós pessoas físicas, já para as pessoas jurídicas essas entradas podem variar conforme os acordos entre a empresa que fornece o produto ou serviço e o cliente. Isso influi no pagamento das contas que não podem deixar de ter um controle rigoroso para ambos os lados.
As despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas. Os fornecedores são quem causam a pequena diferença, e que no nosso caso podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ou o supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir. Enquanto precisamos estar vestidos e alimentados para produzirmos no mercado de trabalho as empresas necessitam de matéria-prima para gerar lucro.
REFERENCIAL TEÓRICO À CONTABILIDADE
Iudicibius (2009) – classifica o conceito de ativo como o núcleo fundamental da Teoria Contábil que ainda se encontraria em plena discussão. O conceito de ativo é apresentado
...