Contabilidade Geral
Ensaios: Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertohfuturu • 21/8/2014 • 856 Palavras (4 Páginas) • 259 Visualizações
Etapa 1 - Contabilidade de Custos, Financeira e Gerencial.
Etapa 2 - Esquema Básico de Contabilidade de Custo.
Contabilidade de Custos:
É um documento para orientar a utilização da contabilidade de custos como uma forma que a empresa tem para, a partir dos registros monetários e físicos dos seu gastos, controlar e tomar decisões gerenciais a respeito dos custos da sua operação. Serve para orientar o processo de utilização da contabilidade de custo, que tem três funções básicas:
Determinar a lucratividade de uma operação, produto ou linha de produção, bem como a rentabilidade de um patrimônio ou investimento;
Auxiliar o controle das operações e dos próprios custos, comparando sua execução com os orçamentos e valores padrões;
Apoiar o planejamento e o processo decisório em questão do tipo produzir ou comprar, investir ou desinvestir etc.
Contabilidade Gerencial:
Pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na análise financeira e de balanço etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.
A contabilidade gerencial é o processo de identificação, mensuração, acumulação, análise, preparação, interpretação e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento, avalição e controle dentro de uma organização e para assegurar o uso apropriado de seus recursos.
Contabilidade Financeira:
Podemos notar uma simples diferença, mas expressiva na análise de contabilidade, pois muitos pensam em estar estudando conteúdos iguais, mas na realidade isso não acontece, mas sim o que acontece é o reforço dos conhecimentos que o contador passa a ter em conhecer todas as contabilidades devidas à administração e fazer ligação com a própria contabilidade como um todo, unindo todos os conhecimentos e desenvolver dentro de uma só contabilidade, sendo colhidas informações, processadas e expelidas para os desejados que fazem jus das organizações e economia que a nossa população necessita.
Custos Diretos e Indiretos:
Custos Diretos:
É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.
Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.
Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.
Exemplos de custos diretos:
-Matérias-primas usados na fabricação do produto
-Mão-de-obra direta
-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.
Os custos diretos tem a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.
Os custos diretos constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.
Apropriação dos custos diretos:
Para conhecer o consumo de materiais, basta a empresa manter um sistema de requisições,
...