Contabilidade Geral
Trabalho Escolar: Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gatinhap • 21/11/2014 • 1.843 Palavras (8 Páginas) • 231 Visualizações
Desenvolvimento
A contabilidade surgiu há milhares de anos, na verdade, foi uma das primeiras ciências a serem estudadas, e é utilizada desde os primórdios, mesmo que rudimentarmente, e seu surgimento foi da necessidade de se contabilizar as entradas e saídas monetárias.
As principais utilidades que a contabilidade tem para o gestor são:
• Organizar e contabilizar corretamente os débitos do Ativo e os créditos do passivo;
• Monitorar e analisar situação e evolução patrimonial da entidade;
• Verificar os Lucros e Prejuízos Acumulados (LPA);
• Verificar a historicidade da empresa;
• Elaborar demonstrativos para melhor aproveitamento das informações sobre a organização, principalmente nas Sociedades Anônimas e sociedades abertas
História da Contabilidade
No processo de evolução da contabilidade, podemos caracterizar como marcos em relação aos avanços contábeis:
• Na Pré-história (800 a.C à 1202 d.C), a contabilidade avançou em decorrência da utilização de métodos de controle, apesar de o saber ser baseado apenas em práticas corriqueiras. Neste período, o conhecimento dos egípcios, romanos, chineses, sumérios e babilônios tiveram grande importância.
• No período da Idade Média (1202 a 1494),o houve um grande impulso no campo da contabilidade, devido ao grande número de estudiosos desenvolvendo sistemas e pesquisas de controle envolvendo principalmente as técnicas para registro, transformando-a de fato em ciência. Podemos destacar a obra de Leonardo Fibonacci (1170-1250), Liber Abaci, como uma obra analítica contábil.
• Idade Moderna (1494 até meados do século XVIII): é neste período que surge o Marco da evolução contábil, pois através da publicação do frei Luca Pacioli, La summa de Arithmetica, geometria, Proportioni et Proportionalitá, especificamente no capítulo Tratatus Particularis de Computis et Scripturis o frei descreve o método das partidas dobradas, que é muito utilizado até hoje. Além do mais, podemos destacar Benedetto Cotrugli e Francisco di Balbuccio Pegolotti como autores que também auxiliaram no estudo da contabilidade.
• Idade Contemporânea (do século XVIII até os dias atuais): Neste período há o desenvolvimento de muitos estudos sistemáticos, conhecido como período científico da contabilidade. Neste momento, a contabilidade deixa de ser um simples método de controle, e passa a ser uma ciência, dando surgimento às doutrinas de contista, controlista, personalista, aziendalista e patrimonialista.
Contista: pode ser definida como a contabilidade das contas, como seu próprio nome já diz, é dela que surge o razonete para lançamentos contábeis a débito e a crédito.
Controlista: é a doutrina responsável pelo controle da entidade, sempre fiscalizando e monitorando-a para que não haja ocorrências fora do esperado.
Personalista: parte responsável pelo controle e observação da parte jurídica da contabilidade.
Patrimonialista: parte da contabilidade que estuda o patrimônio da entidade, incluindo o Patrimônio Líquido, que pertence aos sócios, as reservas e os Lucros e Prejuízos Acumulados (LPA).
Aziendalista: é a doutrina responsável pela organização, controle e administração da empresa no campo contábil.
Não podemos esquecer que a evolução contábil se dá sempre através das mutações de necessidades das empresas, sempre auxiliando a implementar melhor controle de seu patrimônio.
Frei Luca Pacioli e o método das partidas dobradas
Luca Pacioli defende, em seu livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni et Proportionalità”, no capítulo “Particulario de computies et Scripturis, que para cada lançamento a débito, deveria haver um a crédito correspondente, e vice-versa, o que corresponde à teoria dos números positivos e negativos. É chamada de Teoria das partidas dobradas por sempre ser uma transação com duas entradas, sendo uma a crédito em uma conta e outra a débito em outra.
Abordagens utilizadas para o estudo da Teoria Contábil
Abordagem ética: A contabilidade não deve ser oblíqua, mas sim justa e verdadeira, mesmo que seja difícil defini-la.
Abordagem comportamental: Abrange o campo da economia, sociologia e psicologia social, e deve ser realizada de acordo com o que é necessário pelo usuário, tendo maior ênfase em relatórios, tentando influenciar à tomada de decisões corretas.
Abordagem macroeconômica: nesta abordagem, a contabilidade poderia ser utilizada por gestores da macroeconomia, auxiliando a reportar os lucros estáveis de período para período, alcançado através de políticas maleáveis de provisões e depreciações.
Abordagem Sociológica: A contabilidade é utilizada para os efeitos no campo da sociologia, com o intuito de disponibilizar relatórios, sempre com a intenção de promover o bem-estar social.
Abordagem da Teoria da comunicação: Necessidade de apresentar da melhor maneira possível a contabilidade, sempre com clareza e objetividade.
Abordagem pragmática: é a abordagem com enfoque no custo X benefício da informação, e qual sua melhor utilização.
Definição de contabilidade
Contabilidade é a ciência que tem por função registrar e organizar correta e monetariamente, todas as transações de uma entidade, sempre com o intuito de possuir fidedignidade de suas transações com seus respectivos livros contábeis.
“Contabilidade é a ciência que se ocupa do registro, por meio de técnicas próprias, dos atos e fatos da administração das entidades econômico- financeiras, que possam ser expressos monetariamente, possibilitando o controle, o estudo e a interpretação das variações do patrimônio da empresa, bem como fornecendo informações a todos os usuários interessados”. (Ávila, Carlos Alberto de. Gestão contábil para contadores e não contadores).
Função da contabilidade
A contabilidade tem, basicamente, cinco funções fundamentais para o bom andamento da entidade, todas são essenciais. São elas:
1) Registrar: Com a finalidade
...