Contabilidade Geral
Dissertações: Contabilidade Geral. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ludiniz • 20/9/2013 • 4.647 Palavras (19 Páginas) • 320 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
CONTABILIDADE GERAL
JACAREÍ / SP
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Professores EAD: MS. Hugo David Santana
Tutor presencial Alexsander Dias.
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Administração de Empresas da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a obtenção de conhecimento e atribuição de nota da disciplina de Contabilidade Geral.
JACAREÍ /SP
2012
1. INTRODUÇÃO
Apresenta-se como objetivo, neste trabalho, o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para a atuação na área de Ciências Contábeis e Administração.
Proposto por etapas, a pesquisa desenvolve-se aprofundando o conhecimento analítico de Demonstrações Financeiras.
O Balanço Patrimonial é uma demonstração financeira e patrimonial de uma entidade, numa determinada data. Geralmente é feito no período de um ano. Usado como ferramenta na tomada de decisão, é através dele que se tem uma real posição da situação financeira da empresa, pois ele permite acompanhar toda a movimentação efetuada com o dinheiro.
È fundamental que as informações nas Demonstrações Financeiras estejam definidas corretamente, e que as informações contidas nelas, sejam as mais verossímeis possíveis, para que não haja equívocos durante sua analise, pois os usuários das Demonstrações Financeiras dependem de uma base segura na tomada de decisões.
O objetivo deste é o aprendizado da elaboração de Demonstrações financeiras, tais como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), estruturando e classificando de forma correta suas contas, bem como saber identificar se as mesmas estão de acordo com as leis que as regem.
2. ETAPA 1
2.1 OBJETIVO DA CONTABILIDADE
O estudo e o controle do Patrimônio de uma entidade são de fundamental importância para o fornecimento de informações que sejam uteis para a tomada de decisões.
Para ter o controle do Patrimônio de uma empresa é necessário conhecer os elementos que o compõe.
O Patrimônio é composto de Bens, Direitos e Obrigações.
2.2 BENS
Os Bens são as coisas uteis capazes de satisfazer as necessidades das pessoas e das empresas podem ser tangíveis, ou seja, ter forma física, por exemplo: veículos, imóveis, estoques de mercadorias, moveis dinheiro, ferramentas, etc., e podem ser intangíveis não são constituídos de matérias, exemplo: marcas patentes de invenção, etc.
Segundo a lei 10.406/02 do CÓDIGO CIVIL BRASILEIRO distinguem-se os bens em:
Bens imóveis, que são os vinculados ao solo, que não podem ser retirados, sem destruição ou dano, exemplo: edifícios, construções, etc.
Bens moveis, que são os que podem ser removidos por si próprios ou por outras pessoas, exemplo: animais, maquinas, equipamentos, estoques de mercadorias, etc.
2.3 DIREITOS
Os Direitos ou Direitos a Receber, correspondem a valores a receber, por exemplo, uma empresa vende mercadorias a outras pessoas ou empresas, e o pagamento não é efetuado no ato, mas se comprometem a fazê-lo numa data futura. Também se entende por Direitos as Promissórias a receber, as Ações a receber, os Juros a receber, Impostos a recuperar, etc.
2.4 OBRIGAÇÕES
As Obrigações são as dividas que a empresa tem com terceiros, como a compra de mercadorias a prazo, a empresa ficara devendo ao fornecedor, então ela terá uma Duplicata a pagar, outros exemplos de obrigações são, Salários a pagar, impostos a pagar, etc.
2.5 PASSO 1
2.6 ANALISE DAS CONTAS PATRIMONIAIS
Classificar corretamente as contas da empresa INOVAÇÃO & DESAFIO COM Ltda, em Bens, Direitos e Obrigações.
Relação de contas patrimoniais – em 20/08/2009
Inovação & Desafio Com. Ltda.
B – D – O Contas Valor (R$)
Bens Caixa 6.000
Direitos Banco conta movimento 250.000
Obrigações Fornecedores 480.000
Bens Imóveis 185.000
Direitos Duplicatas a receber 380.000
Obrigações Contas a pagar 55.000
Direitos Títulos a receber 15.000
Bens Instalações 40.000
Bens Veículos 75.000
Bens Estoques - Mercadorias 280.000
Bens Móveis e utensílios 43.000
Bens Terrenos 50.000
Bens Estoques - Materiais de escritórios 8.500
Obrigações Aluguéis a pagar 3.000
Obrigações Impostos e taxas a recolher 101.000
Direitos Diferido 25.000
Obrigações Seguros a pagar 4.000
Bens Computadores e periféricos 25.000
Direitos Adiantamentos a funcionários 60.000
...