Contabilidade Intermediaria
Artigos Científicos: Contabilidade Intermediaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danila2013 • 9/4/2014 • 575 Palavras (3 Páginas) • 346 Visualizações
Passo 2
1- Arquitetura de um Sistema de Informação Contábil Gerencial
Primeiramente a informação contábil precisa atender a dois pressupostos básicos, para que tenha validade integral no processo de gestão administrativa: necessidade da informação e planejamento e controle.
Necessidade da Informação
A informação deve ser desejada, para ser necessária. Para ser necessária, deve ser útil. É determinada pelos usuários finais dessa informação, por seus consumidores, para atender aos usuários e consumidores e não para atender aos contadores. O contador gerencial deve fazer um estudo básico das necessidades de informações a partir das decisões-chave que serão tomadas baseadas no sistema de informação contábil gerencial. O sistema de informação contábil deve ter apoio da alta administração da companhia e por conseguinte, a necessidade tem que ser sentida pela mesma (retaguarda).
Necessidade da informação, aliada ao respaldo ao contador e a seu sistema, é o elemento vital para o sucesso de um sistema de informação contábil. Caso esses conceitos de utilidade e necessidade da informação contábil não estejam imediatamente presentes no ambiente da cúpula administrativa da entidade, é tarefa do contador fazer nascer e crescer essa mentalidade gerencial. Para isso, é necessário apenas o conhecimento profundo da Ciência Contábil e de seu papel informativo-gerencial.
Planejamento e Controle
O sistema de informação gerencial exige planejamento para produção dos relatórios, para atender plenamente aos usuários. É necessário saber o conhecimento contábil de todos os usuários, e construir relatórios com enfoques diferentes para os diferentes níveis de usuários. O sistema de Informação Contábil deve produzir informações que possam atender aos seguintes aspectos:
I - Níveis empresariais: estratégico; tático; operacional.
II - Ciclo administrativo: planejamento; execução; controle.
III - Nível de estruturação da informação: estruturada; semi-estruturada; não estruturada.
2- Fundamentos de um Sistema de Informação Contábil
São três pontos fundamentais para que um sistema de informação contábil tenha validade dentro de uma entidade. São os seguintes: operacionalidade, integração e custo da informação.
Operacionalidade
O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com a informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos; conseguidos, armazenados e processados de forma prática e objetiva. Com isso, tem-se uma utilização gerencial, ou seja, uma utilização prática e objetiva, que significa utilização dentro das operações. São sinais de operacionalidade informativa:
Relatórios práticos e objetivos; ou seja, relatórios necessários para quem os utiliza, e entendidos por quem os utiliza.
Integração e Navegabilidade dos Dados
Consideramos um sistema de informação contábil como
...