Contabilidade Intermediaria
Casos: Contabilidade Intermediaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laurimere • 29/10/2014 • 1.492 Palavras (6 Páginas) • 176 Visualizações
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO ................................................................................................. 3
2- DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 4
3- CONCLUSÃO.................................................................................................... 8
4- REFERÊNCIA.....................................................................................................9
1 - INTRODUÇÃO
A contabilidade nasceu com a necessidade de gerenciamento da riqueza, logo e uma ferramenta de apoio a gestão. Solucionar problemas , antecipar situações , evidenciar e explicar a transformações e mudanças do patrimônio.
A necessidade de projetar dados para uma visão do futuro , é na atualidade condição essencial para que uma empresa possa sobreviver sem problemas em um mercado ágil e competitivo, onde não há lugar para bons e sim para os melhores.
2 – DESENVOLVIMENTO:
Nos dias de hoje a contabilidade e fundamental para o crescimento empresarial. No segmento empresarial , principalmente para o micro empresário, destaca a contabilidade e o contador como artigo de primeira necessidade. Para isto fui conversar com um empresário de uma determinada localidade e ele relatou o seguinte; “A Contabilidade pode ser definida como um artigo de primeira necessidade para os negócios . A Lei impõe as necessidades , os comerciantes a exigem, o fisco nela fundamenta seus tributos, o industrial dela necessita para saber onde o conduzem suas operações , do que custa e do que produz, o homem de empresa utiliza constantemente para as suas previsões. Ninguém leva qualquer negocio a frente sem a contabilidade. Mesmo que se trate de um estabelecimento modesto, o dono deve e precisam saber dos gastos gerais, os rendimentos bruto que produzem as vendas , para saber se o lucro compensa. A contabilidade e algo elástico, è umas ciências complexas , únicas em seus conceitos fundamentais , tendo como base o estudo da situação financeira e os valores alcançados e por ultimo o preço de custo dos produtos , do que cada artigo custou (matéria-prima, mão de obra ). O contato com o contador deve ser direto . A contabilidade tem que proporcionar todos os dados para que possa ser analisados e interados em relação a empresa., pois ela representa o olhar do dono”.
Como deu pra perceber não importa se e grande, pequeno ou micro empresário, ele já tem uma visão sobre a contabilidade, mas ainda falta muito pra saber tirar aproveito, Sinto que há uma visão restrita.
A contabilidade proporciona, aos modelos de hoje, novas formas de gestão, baseadas em ferramentas com previsões cada vez mais reais. No mundo globalizado em que as empresas estão inseridas faz com que busquem diariamente instrumentos que visam agilidade no processo de tomada de decisão, No dia a dia, pequenos fatores não considerados por estarem no curto prazo, mas, em longo prazo, todo e qualquer fato pode mudar os planos da organização. O tomador de decisões dentro das entidades deve estar preparado plenamente, os orçamentos também são importantes. A quebra dos paradigmas tradicionalistas é a maior barreira para que o uso adequado da contabilidade possa mostrar aos clientes internos, e externos, sobre a situação das empresas conforme suas necessidades.
Quando bem observados e traduzidos, as informações geradas pela contabilidade, muda conceitos de empresários, e os colocam de frente a uma realidade à qual não estão acostumados.
A contabilidade nos traz diversas utilizações, tanto no âmbito financeiro; que traz informações externas deixando claro e a disposição para elaboração das demonstrações na evolução de um determinado período, como no âmbito gerencial, que poderá influenciar no processo de tomada de decisão, das organizações que promoveram uma evolução ramificando a contabilidade de maneira a atender as necessidades específicas para cada usuário. A gerencial teve o controle de custos e financeiro, empregado com técnicas de orçamentos e de controladoria; a contabilidade de custos foi se aprimorando para fornecer informações para controle e planejamento gerenciais, com o emprego de técnicas e análises de decisões; a contabilidade por responsabilidade, depois disso, passou a focar na redução de desperdícios de recursos nos processos de negócios, utilizando técnicas de administração estratégica de custos; com sua evolução, hoje a geração de valor através do uso efetivo dos recursos empregados de técnicas e tecnologias, tais como os direcionamentos de valor ao cliente, valor para o acionista e inovação organizacional. Estas informações são diferentes da financeira no aspecto básico, pois as informações gerenciais são restritas e impostas pela administração, e utilizam-se dos dados de custos históricos, custos de reposição, custos correntes corrigidos, valores de realização etc. Com utilização das teorias de finanças, econômicas, estatísticas, matemáticas, e demais ciências, com informações relevantes e a tempo, as empresas têm grandes chances de crescimento pois já conhecem sua história, conseguindo apoiar-se nela para crescimento e competitividade, fugindo dos processos diagnosticados pelos órgãos conceituados. Com o surgimento da contabilidade de custos veio proporcionar uma melhor alocação dos custos aos produtos e serviços, auxiliando em três conjuntos básicos de informações relacionados com as teorias de decisão, mensuração e decisão.
Os custos podem ser divididos em fixos e variáveis, indiretos e diretos. Essa é uma das principais ferramentas que a grande parte das organizações não utilizam e demonstram não saber nem quanto é seu real custo por produto ou serviço. Torna-se de vital importância que os gestores e demais interessados saibam a diferença entre custo e despesa de suas atividades operacionais, a fim de especificar de forma exata suas alocações.
Podem ser variáveis ou fixos, são aqueles que só chegarão ao produto ou serviço mediante um critério de
...