Contabilidade Intermediaria
Casos: Contabilidade Intermediaria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claitonbundt • 16/9/2013 • 4.420 Palavras (18 Páginas) • 562 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA- FAXINAL DO SOTURNO
ADMINISTRAÇÃO
Processos Ad
Prof.ª Msc. Mônica Satolani
Faxinal do Soturno, Junho de 2013.
Introdução:
Neste trabalho o grupo desenvolve o tema: Planejamento. A administração integra, acelera e impulsiona toda a atividade organizacional no sentido de definir cursos de ação, reduzir custos, agregar valor, melhorar a qualidade, aumentar a produtividade, resolver problemas e conflitos, criar e inovar, alcançar objetivos e, sobretudo, oferecer resultados ampliados.
Neste âmbito o planejamento e seus diferentes modos são responsáveis pela excelência organizacional na base, como pela articulação interna das atividades organizacionais no nível tático como também pela definição e execução da estratégia organizacional ao nível global das organizações, quaisquer sejam elas: públicas, privadas, pequenas, médias, grandes, lucrativas ou não lucrativas, industriais, prestadoras de serviço, informação ou de entretenimento.
Etapa 1 - O que é planejamento?
Planejamento é um processo que identifica as metas e os objetivos que se queira alcançar, é o trabalho de preparo para a tomada de decisão. O planejamento produz estratégias para conseguir o que se propõe organizar os meios para se conseguir um objetivo. Fazemos um planejamento por acreditar que o futuro pode ser melhorado por intervenção no presente, sem planejamento é praticamente impossível conseguir objetivos. Com um planejamento prévio, é ter um nível elevado de garantia para que um projeto ou um trabalho tenha êxito e seja considerado um sucesso.
Segundo Charles Darwin:
Planejar é conhecer e entender o contexto, o que se quer e como atingir os objetivos propostos, a fim de prevenir, calcular os riscos e minimizá-los; é preparar-se taticamente e ousar as metas propostas a fim de superá-las de maneira contínua e constante.
Para Francisco Lacombe: Planejamento pode ser visto como a determinação da direção a ser seguida para alcançar um resultado desejado. Ele engloba decisões com base em objetivos, em fatos e na estimativa do que ocorreria em cada alternativa.
Segundo Idalberto Chiavenato:
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a ser atingido e como se deve fazer para alcançá-los da melhor maneira possível. O Planejamento é uma técnica para observar a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.
Quais os tipos de Planejamento?
Planejamento estratégico: É o planejamento mais amplo a organização como um todo, projetado em longo prazo, tendo suas consequências estendida há vários anos pra frente. Abrange todos os recursos e áreas de atividade e preocupa-se em atingir os objetivos do nível organizacional. Corresponde ao plano maior em que todos os demais estão subordinados. Fixa a natureza de uma empresa: missão, estratégias e objetivos, sua responsabilidade é a direção geral (uma alta administração).
Planejamento Tático: É o planejamento que abrange cada departamento da organização, projetado à médio prazo, geralmente para o exercício anual. Ele visa atingir os planos estratégicos como projetos ações. Preocupa atingir os objetivos departamentais e é definida no nível intermediário em cada departamento da empresa, sua responsabilidade são executivos da diretoria e subordinados (nível médio).
Planejamento Operacional: É o planejamento que abrange cada tarefa ou atividade específica, projetado à curto prazo, envolve atividade isoladamente e se preocupa com em atingir metas específicas. Visa a realização do plano estratégico e tático, sua responsabilidade são os chefes de departamento (nível baixo).
Considerações Finais:
Mediante as constantes mudanças que ocorrem no ambiente organizacional, as empresas precisam estar preparadas para enfrentá-las e consequentemente melhorar sua posição competitiva no mercado, sendo assim, surge à necessidade de realizar um planejamento estratégico
O planejamento estratégico é de fundamental importância no cenário organizacional, sendo ela pequena, media ou grande. Assume uma grande responsabilidade para a construção do futuro almejado, visando à continuidade e a lucratividade das empresas. Contudo, o desafio do administrador é realizar com sucesso o planejamento com capacidade de driblar todos os obstáculos, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro e se necessário reavaliar o plano, para gerar vantagens competitivas.
Análise dos artigos:
Após analisar com o grupo os artigos: “Veja o futuro antes dos outros” - Por Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro” - Paulo Barreto dos Santos e confrontarmos com o texto pesquisando nas bibliografias de Chiavenato e Lacombe, entendemos que o administrador do século XXI é o profissional que pensa e utiliza as ideias do futuro, ele identifica recursos potenciais, reconhece fraquezas e estabelece um conjunto de medidas integradas a serem implementadas assegurando o sucesso dos resultados planejados. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Nesse sentido, podemos afirmar que planejamento é uma atividade que todas as organizações e seus administradores devem desempenhar bem para serem eficazes, pois estabelece o alicerce para as subsequentes funções de organizar, liderar e controlar, por isso é considerado função fundamental do administrador.
Considerações Finais:
O planejamento tem por finalidade antecipar as situações previsíveis; predeterminar os acontecimentos e preservar a lógica entre eventos.
O planejamento Estratégico é um processo essencial dentro da organização porque traça as diretrizes para o estabelecimento dos planos de ação que resultarão
...