Contabilidade Intermediaria/Balancete De Verificação
Trabalho Universitário: Contabilidade Intermediaria/Balancete De Verificação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cory • 1/9/2014 • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 1.549 Visualizações
CONTABLIDADE INTERMEDIÁRIA
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO
INTRODUÇÃO:
O BALANCETE DE VERIFICAÇÃO tem como base o método das partidas dobradas e tem como finalidade averiguar se os saldos das contas contábeis estão em equilíbrio, ou seja, se os lançamentos contábeis foram efetuados corretamente.
A regra fundamental é: PARA TODO DÉBITO LANÇADO NUMA CONTA,
HAVERÁ, OBRIGATORIAMENTE, UM CRÉDITO
LANÇADO EM OUTRA CONTA.
NÃO HAVERÁ DEVEDOR SEM CREDOR.
É possível lançar um débito e vários créditos, vários débitos e um crédito, e vários débitos e vários créditos. Portanto, a soma de todos os débitos de um lado e de todos os créditos de outro, devem expressar o mesmo valor (em módulo, pois têm sinais algébricos contrários).
Assim, a SOMA ZERO dos lançamentos a débito e a crédito serve para a constatação inicial de que os lançamentos tenham sido realizados adequadamente.
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO E CASOS ESPECIAIS DE CONTABILIZAÇÃO
Uma técnica utilizada para atingir tal objetivo é utilizar o BALANCETE DE VERIFICAÇÃO.
No entanto, este relatório, embora muito útil, não detecta toda a gama de erros que podem ocorrer nos lançamentos contábeis.
Por outro lado, além de auxiliar da detecção de erros, o BALANCETE DE VERIFICAÇÃO é também um importante instrumento contábil para tomada de decisões.
O BALANCETE DE VERIFICAÇÃO é um RESUMO ORDENADO
de todas as contas utilizadas pela CONTABILIDADE.
Após os lançamentos no LIVRO RAZÃO, embora o movimento apresente poucas contas, para assegurar se os lançamentos estão devidamente equilibrados, ou seja, se os DÉBITOS são correspondidos por CRÉDITOS equivalentes, a CONTABILIDADE elabora o seguinte relatório, denominado BALANCETE DE VERIFICAÇÃO.
O balancete é um demonstrativo do saldo de todas as contas lançadas no Livro Razão.
A escrituração é baseada no método das partidas dobradas, que estabelece que não haja devedor sem credor.
Como todo lançamento A DÉBITO em uma conta faz seguir o mesmo valor, A CRÉDITO, em outra conta – e vice-versa, a soma dos valores de todas as contas devedoras deve ser igual à soma dos valores de todas as contas credoras.
Está é a principal finalidade do balancete de verificação, ou seja, confirmar se a soma dos saldos devedores é exatamente igual à soma dos credores.
O BALANCETE DE VERIFICAÇÃO ou BALANCETE ANALÍTICO apresenta, de forma simplificada, os saldos das contas patrimoniais e de resultado de um determinado período.
Sua utilização facilita a verificação e a consolidação dos saldos contábeis e é um instrumento muito utilizado pelas empresas devido à sua objetividade e praticidade.
IDENTIFICAÇÃO DE ERROS DE LANÇAMENTO
Como é fácil entender, se a soma dos CRÉDITOS (ou SALDOS CREDORES), há indícios claros de que os registros contábeis não estão corretos.
Primeiramente, deve-se verificar com atenção se não houve erro na soma das colunas do BALANCETE.
O contador, por sua vez, irá averiguar onde está o erro. Nem sempre é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário: é um trabalho de pesquisa nos lançamentos contábeis já realizados.
Pode-se depreender também que, quanto menor for o período de abrangência do BALANCETE, mais eficiente será a Contabilidade.
Grande
...