Contabilidade Introdutoria
Casos: Contabilidade Introdutoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marta97 • 23/4/2014 • 2.377 Palavras (10 Páginas) • 403 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DIRLEIA BLANDIONARA GARBIN
IZABEL CRISTINA ROMA
RONALDO ROBERTO PAES
THAÍS FERNANDA TIXE ALVARENGA
WALDINEI PALHARINE
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA:
REGISTRO DOS FATOS CONTÁBEIS, LANÇAMENTOS CONTÁBEIS E BALANCETES.
Bebedouro
2010
DIRLEIA BLANDIONARA GARBIN
IZABEL CRISTINA ROMA
RONALDO ROBERTO PAES
THAÍS FERNANDA TIXE ALVARENGA
WALDINEI PALHARINE
CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA:
REGISTRO DOS FATOS CONTÁBEIS E LANÇAMENTOS CONTÁBEIS E BALANCETES.
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Introdutória.
Orientador: Prof. Marcelo Resquetti Tarifa
Bebedouro
2010
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 FATOS CONTÁBEIS 5
3 ATOS ADMINISTRATIVOS 7
4 METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS 8
5 LANÇAMENTO CONTÁBEIS 9
6 LIVROS CONTÁBEIS 11
6.1 Livro Diário: 11
6.2 Livro Razão 12
7 BALANCETE 14
8 REGISTRO DOS FATOS CONTÁBEIS 16
8.1 Registro no diário 18
8.2 Registro no Razão 19
8.3 Balancete de Verificação 24
9 CONCLUSÃO 25
10 REFERÊNCIAS 26
1 INTRODUÇÃO
“A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial."( Hilário Franco).
A contabilidade, devido a incansável busca pela instabilidade vivenciada pelas empresas, tornou-se no processo de planejamento um instrumento importante no auxílio das tomadas de decisões, antecipando as possíveis restrições e amenizando seus resultados, transformando-os em benefícios é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios.
A contabilidade faz o registro metódico e ordenado dos negócios realizados e a verificação sistemática dos resultados obtidos. Ela deve identificar, classificar e anotar as operações da entidade e de todos os fatos que de alguma forma afetam sua situação econômica, financeira e patrimonial.
As decisões tomadas pelos gestores são responsáveis pelo cumprimento dos objetivos e da missão a ser seguida pela empresa. Dessa forma quanto mais eficazes os registros contábeis, maior será o grau de cumprimento dos objetivos e da missão da empresa.
Através de suas orientações, controle e registros ela alcança sua finalidade, que é de orientar o administrador sobre as alterações ocorridas no patrimônio, geradas pela sua atuação, e a de controlar o movimento de todas as alterações através de registros de escrituração.
2 FATOS CONTÁBEIS
Os “[...] FATOS CONTÁBEIS: São ocorrências que alteram a composição do patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou específico”. (GONÇALVES, 1998, p. 2), se propondo assim a apresentar as divergências e evidencias existentes em torno da conceituação dos fatos contábeis.
Fato contábil é aquele que provoca modificação no patrimônio da entidade, empresa sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o patrimômio líquido. O conceito é igual ao de fato administrativo porém que não se confunda, pois todo fato administrativo é contábil, mas nem todo fato contábil é administrativo. Como por exemplo, a ocorrência de um incêndio no estoque. Sua perda não é decorrente da vontade da gestão administrativa, mas produzirá uma variação patrimonial. Ou seja, o fato contábil comprova a existência de um fato administrativo, além de outros fatos supervenientes, como as contingências.
Igualmente como os fatos administrativos, os fatos contábeis podem ser:
Fatos permutativos, qualitativos ou compensativos: representam trocas entre elementos ativos, passivos ou ambos, sem provocar variações no Patrimônio Líquido; como por exemplo recebimento de um cliente. Neste momento temos temos um patrimônio representado por um titulo a receber decorrente de uma venda a prazo, a partir do momento em que recebemos este titulo em dinheiro deixamos de ter um direito e passamos a ter um bem numerário, dinheiro em caixa.
- Fatos modificativos ou quantitativos: provocam variações no Patrimônio Líquido, fazendo a riqueza líquida da empresa aumentar ou diminuir, ocorrem então nos fatos que movimentam
...