TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade lucro

Resenha: Contabilidade lucro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  Resenha  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 2

Sobra de dinheiro no caixa, não é sinônimo de lucro.

Quando avaliamos os resultados de uma determinada empresa, é necessário que seja elaborado através de dois critérios: a análise de resultados pelo Regime de Competência e a análise da movimentação de entradas e saídas de dinheiro, pelo Regime de Caixa.

Geralmente deparamos com sobra de dinheiro em caixa, o que não necessariamente significa lucro, mesmo porque através desta mesma falta não podemos considerar prejuízo a empresa.

Através do Regime de Caixa, avalia-se o fluxo de caixa no período, ou seja, analisa as entradas e saídas de dinheiro com seus saldos diários.

Podemos analisar algumas situações diárias de uma empresa que estão sob o Regime de Caixa:

- venda a vista de itens comprados a prazo;

-venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores.

Já no Regime de Competência, avalia-se o real desempenho da empresa, considerando todas as operações de venda realizada, com os seus respectivos custos.

Ao contrário do Regime de Caixa, podemos identificar algumas situações que demonstram a falta de dinheiro no caixa:

-pagamento de contas que não façam parte da movimentação operacional;

- retirada realizada por sócios.

Portanto não podemos avaliar uma empresa pela simples falta ou sobra de dinheiro no caixa, é necessário montar um demonstrativo de resultados do período para verificar se realmente houve lucro ou prejuízo, durante esta avaliação da empresa.

Os dois demonstrativos devem ser elaborados periodicamente, pois o resultado que apresentar lucro ou prejuízo demonstra o Regime de Competência e o que demonstra resultado através do saldo em caixa, é considerado Regime de Caixa.

Conclusão

Ambos demonstrativos deverão ser referenciais para tomada de decisões, como estabelecer critérios para recebimentos e pagamentos, políticas de compras e vendas, também fazer avaliação quanto aos esforços de venda, para que se alcance os objetivos esperado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com