Contabilidade: Lucro Ou Prejuizo
Casos: Contabilidade: Lucro Ou Prejuizo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alanderbohn87 • 17/11/2013 • 1.887 Palavras (8 Páginas) • 719 Visualizações
CONTABILIDADE BASICA
Lucro ou Prejuízo
Alander Claudio Bohn
Professor – Luciano Coelho
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso de Gestão em Tecnologia da Informação (GTI 0074)
12/06/2013
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo demonstrar as movimentações contábeis de uma empresa fictícia do ramo da informática (RedeNet LTDA), empresa voltada para a distribuição de sinal de internet sem fio. Para isso a demonstração será feita através de balanço patrimonial e sua DRE- Demonstração do resultado do exercício. O resultado apurado no fim do período proposto indica que a empresa RedeNet LTDA obteve lucros em suas movimentações.
Palavras-chave: Contabilidade. Balanço patrimonial. DRE.
1 INTRODUÇÃO
Sabemos que nos dias de hoje é impossível viver sem a contabilidade seja ela jurídica ou física ainda mais com o avanço da tecnologia que todas as informações contábeis passam por órgãos governamentais, tornando cada vez mais difícil realizar qualquer tipo operação sem prestar contas.
Nesta questão surge o objetivo do presente trabalho, demonstrar os lançamentos contábeis da empresa RedeNet LTDA, através do Balanço patrimonial e da DRE – Demonstração do resultado do exercício, apresentando suas obrigações contábeis nos primeiros meses da abertura da empresa, apurando se a mesma obteve lucros ou prejuízos em suas atividades.
A empresa RedeNet LTDA tem por objetivo distribuir sinal de internet sem fio para empresas e residências com um custo razoavelmente baixo, garantindo qualidade de sinal e o bom funcionamento dos equipamentos atendendo as necessidades do cliente.
2 CONTABILIDADE
“Uma das ciências mais antigas que se conhece é a ciência contábil, e, segundo o historiador Aristóteles, há mais de 2.000 anos, já refletia acerca de uma ciência que controlaria a riqueza” (CREPALDI, 2003, p. 15).
Segundo Franco (1992, p. 19), a finalidade da contabilidade é “estudar e controlar o patrimônio das entidades, para fornecer informações sobre sua composição e suas variações”.
Conforme Franco (1992, p. 94):
A Contabilidade não se ressume no registro dos fatos contábeis, que é função da Escrituração. As funções contábeis vão além do simples registro dos fatos, procurando suas causas e dando-lhes interpretação. A determinação das causas dos fenômenos contábeis é função de análise. Conhecidas essas causas podemos dar interpretação aos fatos.
Sobre a importância do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício, diz o autor que representam a situação estática e dinâmica do patrimônio, e constituem a síntese dos efeitos dos fatos contábeis sobre a composição e as variações patrimoniais. Para determinar que causas produzissem aqueles efeitos, tem-se a necessidade de socorrer-se na análise e interpretação dos fenômenos ocorridos.
BALANÇO PATRIMONIAL
Conforme Dornelas (2001, p. 163), o balanço patrimonial reflete a posição financeira em um determinado momento. O balanço é constituído por duas colunas a do ativo e a do passivo juntamente com o patrimônio liquido.
O ativo corresponde a todos os bens e direitos de uma empresa como, por exemplo, contas a receber, já o passivo são as obrigações da empresa como contas a serem pagas e o patrimônio liquido corresponde aos recursos dos sócios proprietários aplicados na empresa.
Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade (CFC, Resolução nº 1.121/08, p. 14).
Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos (CFC, Resolução nº 1.121/08, p. 14).
O Patrimônio Líquido evidencia recursos dos proprietários aplicados no empreendimento, ou seja, os investimentos dos proprietários (capital) mais o lucro acumulado no decorrer do ano, não distribuído e também se pode observar as contas de Reservas (IUDÌCIBUS et al, 2009).
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO-DRE
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que sintetiza as operações que deram origem ao resultado de um determinado período, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência, gerando informações significativas para a tomada de decisão (BASSO, 2011).
Na visão de Gitman (1997, p. 71) o demonstrativo de resultados tem como objetivo o fornecimento dos resultados das operações da empresa durante um período especifico. Geralmente esse período é de doze meses. O autor revela que há empresas que preparam o demonstrativo trimestralmente para o uso da agencia financeira.
Braga (1989, p.52), através da análise do demonstrativo de resultado pode-se confirmar se houve lucro ou prejuízo no exercício analisado.
RECEITAS
As receitas de uma organização é o dinheiro que a mesma recebe ou tem direito a receber, proveniente das operações da mesma, como por exemplo: receita de serviços prestados, receita de aluguel, receita de juros, receita de vendas, entre outras.
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do Patrimônio Líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade (CFC, Resolução nº 1.121/08, p. 17).
DESPESAS
As despesas são os gastos, desembolsados ou devidos de uma organização, necessários ao desenvolvimento de suas operações, como por exemplo: salários de empregados, aluguel, gasto com material de limpeza, encargos de contadores,
...