Contabilidade rural como ferramenta de gestão em imóveis rurais no Estado de Goiás
Tese: Contabilidade rural como ferramenta de gestão em imóveis rurais no Estado de Goiás. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 26051992 • 4/12/2013 • Tese • 1.736 Palavras (7 Páginas) • 656 Visualizações
1 TEMA
Contabilidade rural como instrumento gerencial nas propriedades rurais do estado de Goiás.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A Contabilidade Rural é a especialização da contabilidade que se ocupa dos atos e fatos administrativos das empresas rurais, dessa forma, o objeto de estudo da contabilidade rural é o patrimônio das entidades rurais delimitando-se ao estado de Goiás.
3 JUSTIFICATIVA
O tema proposto para realização deste trabalho é demonstrar importância da Contabilidade Rural nas propriedades rurais do estado de Goiás. No Brasil onde as características agrícolas são marcantes, a atividade agropecuária tem um papel relevante. Apesar das deficiências das medidas governamentais sobre política de financiamento e de preços, o setor tem movimentado milhões de reais em recursos, gerando empregos, desenvolvendo regiões, ajudando a sustentar superávits na balança.
Ao realizar o levantamento sobre os dados econômicos do estado de Goiás, observa-se que nos últimos dez anos a economia goiana deu um salto de 59,1%, superior à média brasileira, com o número 43,0%( 2010), o expressivo resultado se deve à evolução do agronegócio goiano, do comércio e também ao crescimento e diversificação do setor industrial. O estado é o nono na economia brasileira com o PIB¹ de R$ 97,6 bilhões (2010) representando 2,6% do PIB [1] nacional, onde o setor agropecuário representa 14% (2010) desta composição².
Os maiores desafios dos gestores das empresas agropecuárias têm sido reduzir custos de produção, aumentar suas receitas, melhorar os índices de eficiência técnica e econômica, diminuir desperdícios e aumentar a lucratividade de seus negócios. Um dos instrumentos fundamentais para alcançar tais metas é o conhecimento do próprio negócio, através de informações e de técnicas e ferramentas para uso dessa informação.
Outro desafio dos produtores é a execução do ano agrícola, Imposto de Renda, onde obriga- os a condicionarem o exercício social com o ano civil que compreende desde 01 de janeiro até 31 de dezembro. Esta decisão prejudicou sensivelmente as empresas rurais, pois o ano agrícola mostra mais claramente a situação da empresa e permite uma melhor avaliação econômica e financeira com escopo voltado às tomadas de decisões, mas será tomado o ano civil como exercício social para as empresas rurais.
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVOS GERAIS
Demonstrar a importância da contabilidade no âmbito rural, destacando a utilização das ferramentas contábeis como instrumento essencial na gestão das propriedades rurais do estado de Goiás.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Com o objetivo geral da pesquisa, entende-se por objetivos específicos, que se refere aos procedimentos para a realização da pesquisa:
• A utilização dos sistemas contábeis em empresas rurais;
• Minimização de custos através das informações contábeis;
• Conciliação do ano agrícola com o exercício social;
5 METODOLOGIA
O presente trabalho foi realizado com a ajuda de pesquisas bibliográficas em sites, livros, revistas, e artigos publicados por autores e profissionais graduados e doutores nos assunto descrito, possuindo caráter descritivo, por se tratar de uma pesquisa informativa.
Segundo SALVADOR (1980) comenta que a pesquisa feita em livros e revistas é chamada de pesquisa bibliográfica, pois utiliza fontes, isto é, documentos escritos, originais e primários. Segundo o mesmo autor uma pesquisa bibliográfica pode ser utilizada em diversas fases da pesquisa, recolhendo informações prévias acerca do problema, das hipóteses e dos métodos. Ela consiste no levantamento de todo o referencial teórico sobre o tema abordado e é o método mais utilizado pelos pesquisadores.
6 REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo Júlio César Zanluca “Consideram-se como atividade rural a exploração das atividades agrícolas, pecuárias, a extração e a exploração vegetal e animal, a exploração da apicultura, avicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura (pesca artesanal de captura do pescado in natura) e outras de pequenos animais; a transformação de produtos agrícolas ou pecuários, sem que sejam alteradas a composição e as características do produto in natura, realizada pelo próprio agricultor ou criador, com equipamentos e utensílios usualmente empregados nas atividades rurais, utilizando-se exclusivamente matéria-prima produzida na área explorada, tais como: descasque de arroz, conserva de frutas, moagem de trigo e milho, pasteurização e o acondicionamento do leite, assim como o mel e o suco de laranja, acondicionados em embalagem de apresentação, produção de carvão vegetal, produção de embriões de rebanho em geral (independentemente de sua destinação: comercial ou reprodução)”.
Na constituição federal da LEI N. 4.504, de novembro de 1964, empresa rural e:
"Empresa Rural" é o empreendimento de pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que explore econômica e racionalmente imóvel rural, dentro de condição de rendimento econômico (...) Vetado (...) da região em que se situe e que explore área mínima agricultável do imóvel segundo padrões fixados, pública e previamente, pelo Poder Executivo. Para esse fim, equiparam-se às áreas cultivadas, as pastagens, as matas naturais e artificiais e as áreas ocupadas com benfeitorias; LEI N. 4.504/1964 § 6º.
Segundo MARION (2002) empresas rurais são “Aquelas que exploram a capacidade produtiva do solo por meio do cultivo da terra, da criação de animais e da transformação de determinados produtos agrícolas”.
MEDEIROS (1999) define como “um dos ramos da contabilidade financeira, capaz de informar, controlar e analisar a empresa rural independente do tipo de atividade é uma fonte decisiva de dados quantitativos e qualitativos, reduzindo o risco e a incerteza inerentes ao processo decisório”.
Dentro dessas chamadas empresas rurais há diversos problemas e dificuldades a tomada de decisões o gerenciamento de informações a implantação de sistemas, a resolução desses problemas visa um objetivo comum a qualquer atividade seja comercial, rural e ou serviços, a minimização de custos e maximização de patrimônio
...